O Ethos é presente nos EUA há um ano e veio ao país com o intuito de fortalecer a relação entre consumidores e marcas

A Deloitte Digital trouxe para o Brasil o serviço Ethos, que tem como propósito auxiliar as empresas no endereçamento das questões ambientais e sociais, como as mudanças climáticas, diversidade e inclusão, equidade de gênero, combate ao racismo e bem-estar social.

O serviço já é presente nos Estados Unidos há cerca de um ano e conecta propósito com inovação em três pilares: equidade, sustentabilidade e sociedade.

“Nos Estados Unidos, Ethos surgiu a partir de uma necessidade muito forte de combater o racismo, por exemplo. No Brasil, a gente ‘tropicalizou’ a oferta para atender às questões urgentes que temos por aqui, como a inclusão de povos indígenas, meio ambiente, equidade de gênero”, afirmou Guilherme Evans, sócio-líder da Deloitte Digital no Brasil.

No pilar de equidade, o Ethos ajuda as organizações a criarem campanhas, experiências e ativações mais inclusivas que melhor representem públicos sistematicamente desfavorecidos.

Já no pilar de sustentabilidade, ele colabora com o impulsionamento de soluções que façam do planeta prioridade, como a construção de modelos negócio mais circulares, considerando a otimização de processos ou mesmo oportunidades de negócios futuros a partir de resíduos, além da redução da emissão de gases, realizando a captura de carbono por meio de soluções tecnológicas.

Por fim, no pilar social, o serviço apoia as empresas a construírem negócios que beneficiem a sociedade, como a inclusão econômica por meio de parcerias estratégicas, por exemplo.

“As organizações têm se questionado o seu papel na sociedade, que não é só vender, é também ajudar a transformar o entorno e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Os consumidores do Brasil estão cada vez mais atentos à questão da responsabilidade social e ambiental das empresas e dispostos a contribuir mais com elas”, afirmou Maximiliano Luz, sócio da Deloitte Digital responsável por Ethos no Brasil.

O Ethos traz uma abordagem que passa por cinco etapas: pesquisa policultural, estratégia de propósito de marca, inovação inclusiva, experiência equitativa e design sustentável.

“Estamos trazendo Ethos para o Brasil com um olhar atento às especificidades do nosso País. Temos um território imenso, então, na minha visão, se faz necessária uma abordagem ampla, para ajudar a manter o planeta e a sociedade vivos”, explicou Manuela Macário, head da oferta Ethos no Brasil.

Entre os cases de Ethos no mundo, está uma rede varejista que remodelou as suas campanhas publicitárias para ter mais diversidade pra ter diversos públicos representados, que contou com a ajuda do serviço para a construção de um guia com padrões e orientações para a seleção dos castings das campanhas.