Segundo um levantamento feito pelo LinkedIn, no mesmo período, houve uma queda de 17% na demanda de habilidades criativas

Dados do LinkedIn mostraram que houve uma mudança nas prioridades da área da publicidade, apontando um aumento de 47% na demanda por habilidades tecnológicas nos últimos cincos, enquanto as habilidades criativas diminuíram 17% no mesmo período.

O levantamento também revelou que, de 2015 para 2021, a proporção de funções criativas contratadas, em comparação com as funções técnicas, teve um aumento de 25%.

“Esse fluxo de talentos e demandas por habilidades deixam uma mensagem muito clara: o mercado publicitário está investindo e dando mais espaço para as transformações digitais e tecnológicas. A criatividade ainda é parte fundamental, mas agora ela precisa ser complementada por outras competências”, afirmou Ana Moises, diretora de soluções de marketing do LinkedIn.

Além destas mudanças, o levantamento também ressaltou que, nos últimos cinco anos, a publicidade perdeu 5,5% mais pessoas do que ganhou, indicando um ponto de atenção sobre o futuro do setor.

“A indústria da publicidade precisa destinar esforços para conquistar a próxima geração de talentos. Este é um mercado que vem mudando ao longo dos anos, trazendo diversas novas ferramentas e formas de exercer a profissão. As redes sociais são as principais delas, um ambiente que as novas gerações dominam de forma quase natural e podem ser um dos grandes atrativos para despertar o interesse destes jovens para esta carreira”, completou a executiva.