Pesquisa da Ecglobal divulga dados sobre a audiência geek e marcas investem em ações para a data comemorativa
O Dia do Orgulho Nerd, também chamado de Dia do Orgulho Geek, é comemorado em 25 de maio e defende o direito de toda pessoa em ser nerd, além de promover a cultura geek ao redor do mundo.
Em comemoração à data, a Ecglobal, empresa do ecossistema Haus do Grupo Stefanini focada em marketing de comunidade, divulgou dados sobre a audiência geek coletados. Segundo o estudo, 32% das pessoas entrevistadas afirmaram que se consideram nerds, 51% falaram que não se identificam com a nomenclatura e 17% dos ouvidos não conhecem o termo.
O levantamento também mostrou que para 43% dos participantes o entendimento do grupo associa-se a fãs de tecnologia, computadores e internet. Filmes e séries também desempenham um papel significativo sendo mencionados por cerca de 19% dos respondentes, enquanto outros 8% definiram como entusiastas de jogos eletrônicos. Quadrinhos e super-heróis também foram mencionados por 10% dos participantes.
Ação das marcas
Ainda segundo a pesquisa da Ecglobal, entre as marcas mais citadas estão a Disney, Positivo, Marvel, Netflix, Adidas, iPhone, Universo Nerd, DC Comics e Samsung.
Para aproveitar a data, algumas marcas que se conectam com esse universo apostaram em campanhas especiais. Veja quais foram:
Porta dos Fundos apostou em esquete com referência à série Power Rangers, que mostra Rafael Portugal como o patrulheiro amarelo, quarto integrante da trupe, que decide comunicar seus colegas sobre a sua nova profissão bem na “hora de morfar”. Na ação, o humorista contracena com dubladores oficiais que marcaram gerações.

A OLX investiu na ação Dá um UP, que desafia sua audiência a desvendar enigmas no Instagram e no TikTok e encontrar anúncios escondidos com prêmios do universo geek.
Já a CCXP tomou conta das ruas de São Paulo para sua ação, espalhando lambe-lambes que levam frases comemorativas que trazem menções a ícones como Stan Lee e às franquias Star Wars, Guia do Mochileiro das Galáxias e The Legend of Zelda nas ruas da cidade.



As peças podem ser encontradas em ruas e avenidas dos bairros Bela Vista, Pinheiros e Cerqueira César.
(Créditos: Erik Mclean/Unsplash)