Segundo pesquisa da Tunad, a data conta com um investimento de R$ 11,6 milhões neste ano, contra R$ 22,6 milhões em 2023

Comemorado neste domingo (11), o Dia dos Pais teve uma queda substancial no volume de campanhas publicitárias veiculadas na televisão, em comparação com 2023.

Os dados apresentados pela Tunad, que avaliaram os primeiros oito dias que antecedem a data apontaram uma redução de 48% nos investimentos publicitários neste ano, totalizando R$ 11,6 milhões — no ano passado, esse valor foi de R$ 22,6 milhões.

"Mesmo sabendo que a maior parte dos investimentos publicitários tende a ocorrer mais próximo do dia do evento, especialmente nos três dias que o precedem, estamos a menos de uma semana do Dia dos Pais e temos 50% do volume do varejo comparado ao ano passado", explicou Ricardo Monteiro, COO da Tunad.

O estudo levou em consideração o volume das inserções e da estimativa de investimentos relativos ao Dia dos Pais, abrangendo tanto a TV aberta de São Paulo quanto os canais de TV paga.

Além disso, a pesquisa também destacou que, na comparação entre 2022 e 2023, a data teve um aumento de 74% no número de inserções e aumento de 51% nos investimentos no ano passado.

Em termos de desempenho individual das marcas, a Claro ficou na liderança, com uma estimativa de mais de R$ 7,1 milhões investidos em 2022; seguida por Dolly, com R$ 4,1 milhões; Bradesco, com R$ 3,9 milhões; Vivo com, R$ 8,2 milhões; e Natura, com R$ 2,4 milhões.

Em 2023, a Claro permaneceu em primeiro lugar, com um aumento de 40% e atingindo a estimativa de R$ 10 milhões investidos, mas o restante da lista apresentou mudanças. Vivo ficou com R$ 8,2 milhões; Dolly, com R$ 6,6 milhões; Viva Sorte, com R$ 4,3 milhões; e, por fim, Mercado Livre, com R$ 4,2 milhões.

"Esse estudo mostra que a pressão de mídia está abaixo do ano passado e é um alerta para o varejo sobre a importância estratégica do período que antecede o Dia dos Pais para as marcas", completou Ricardo.