O comércio online durante os primeiros meses da pandemia foi essencial para a sobrevivência dos pequenos negócios, que representam 99% dos estabelecimentos brasileiros. Conscientes da importância que as vendas online e o marketing digital têm para as micro e pequenas empresas, o Facebook e o Sebrae firmam nova parceria para fortalecê-las na retomada dos negócios, com o lançamento do Impulsione com Facebook e Sebrae: conectando pequenos negócios, evento totalmente online e gratuito que ocorre entre 26 e 30 de outubro, durante a programação do Mês da Inovação, promovido pelo Sebrae. 

O objetivo do Impulsione com Facebook e Sebrae: conectando pequenos negócios é continuar a promover a capacitação dos empreendedores em marketing digital aliado aos temas de empreendedorismo, gestão e inovação, para que possam usar todo o potencial do do Facebook, Instagram, Messenger e WhatsApp Business para impulsionar suas vendas, gerar renda e empregos em todo o país, sem perder de vista os novos desafios gerados pela Covid-19 e que permanecerão durante a retomada da economia.

O presidente do Sebrae, Carlos Melles, chama a atenção para a importância do fortalecimento da presença online no atual momento: “A pandemia do coronavírus acelerou o processo de digitalização das empresas. Estar presente nas redes sociais tornou-se fundamental em qualquer segmento. Nós, do Sebrae, sabemos que muitas vezes o empreendedor trabalha sozinho ou com uma equipe reduzida. Por isso, desenvolvemos essa parceria com o Facebook, para que ele mesmo possa estar capacitado para gerenciar seu próprio negócio”, comenta.

A atenção à transformação digital também é destacada pela diretora de Global Customer Marketing do Facebook para a América Latina, Debora Nitta: “A economia vive um momento em que ser digital pode significar a sobrevivência das pequenas empresas, tão essenciais para a economia do Brasil. A crise gerada pela pandemia forçou as pessoas a mudar hábitos, não só na forma como se comunicam e se relacionam, mas também como compram. Este é um movimento irreversível, que será mantido nos próximos anos. Por isso, aprender sobre gestão de negócios e marketing digital, em parceria com entidades como o Sebrae, é de extrema importância para o futuro das pequenas e médias empresas do país”.