O Google anunciou os vencedores da segunda edição do Smart Challenge, programa que premia o uso de automação em campanhas digitais e que destaca anunciantes e agências de publicidade, que usam ferramentas de machine learning para impulsionar objetivos de negócio.

O prêmio considera a evolução do desempenho de empresas na adoção de automação em quatro categorias – Search Starters, Search Explorers, Display Heroes e Agências.

Ganhadores – Search Starters

  1. Claro
  2. Kroton
  3. Dafiti

Ganhadores – Search Explorers

  1. Magazine Luiza
  2. Santander
  3. Serasa Experian

Ganhadores – Display Heroes

  1. Santander
  2. Uniasselvi
  3. SumUp

Ganhadores – Agências

  1. Raccoon
  2. Jüssi
  3. Blinks

“Estamos muito satisfeitos com a participação das empresas que concorreram ao Smart Challenge 2019. A utilização das ferramentas de machine learning já é realidade em diversos segmentos do mercado e no marketing digital não é diferente. A atuação mais eficaz, com base em dados e insights, pode gerar um aumento de receita de até 30%”, afirma Rafael Russo, head de performance, dados e mensuração do Google Brasil.

Como prêmio, os primeiros colocados de cada categoria ganham uma viagem com todas as despesas pagas para o South by Southwest (SXSW), que ocorre em Austin, nos Estados Unidos, em março de 2020.

Metodologia

O programa contou com a participação de 110 inscritos, sendo 85 anunciantes e 25 agências, que foram avaliadas entre abril e novembro de 2019, segmentados em níveis de maturidade em automação: Starters e Explorers, dependendo dos parâmetros de uso das soluções de Search. 

Para essas categorias, foram considerados starters os anunciantes que tinham menos de 50% dos lances automatizados antes do programa. Já os Explorers são anunciantes com campanhas com entre 50% e 89% dos lances automatizados. Já a categoria Display Heroes mensura apenas a adoção de Smart Display. As agências foram escolhidas com base na soma do desempenho das campanhas de Smart Bidding Search e Smart Display.

Smart Challenge 2019

O programa Smart Challenge teve sua primeira edição em 2018, com foco em destacar os esforços de marcas e agências em adotar estratégias de automação baseadas em ferramentas de machine learning. A utilização dessas soluções permite um melhor entendimento das intenções dos consumidores, além de obter melhores resultados em campanhas.

Pela primeira vez o Smart Challenge contou com o Smart Academy, um programa que capacitou representantes as agências participantes durante cinco encontros. Entre os temas abordados nos encontros estavam smart bidding, smart creatives, mensuração e datas sazonais, além de métodos de produtividade e resolução de problemas.