O Google anunciou nesta segunda-feira (11) a chegada ao Brasil do Google Nest Mini, seu smart speaker com Google Assistente integrado. A expectativa da empresa é que a era da  inteligência artificial chegue com força nos lares brasileiros. Nos Estados Unidos, segundo a Consumer Intelligence Research Partners, há 76 milhões de pessoas com speakers inteligentes, cerca de um quarto da população. No Brasil, além do Google, a Amazon já lançou seu Alexa e lutará pelo espaço de inteligência artificial entre os brasileiros nos próximos anos.

O produto do Google estará à venda nos principais varejistas do país, em lojas físicas e online, a partir desta terça (12), por R$ 349,00.

O Google iniciará a operação de seu smart speaker no Brasil, inicialmente, com a versão Google Nest Mini Crédito: Divulgação

O Google Nest Mini já chega ao país como a versão mais avançada do produto, anunciado oficialmente em Nova York, no último dia 15 de outubro, durante o evento anual “Made by Google”. O nome Google Nest Mini vem da junção da área de Casa Conectada do Google com a Nest, empresa de automação residencial adquirida pelo Google. 

O Google iniciará a operação de seu smart speaker, inicialmente, com a versão Mini, de 10 cm de diâmetro e 200 gramas de peso. O Google diz que aprimorou o software e o hardware do produto, possibilitando que os sons graves ficassem duas vezes mais fortes que na versão anterior, sem prejudicar os sons médios e agudos. Outra novidade é o suporte de parede, que ajuda a otimizar o espaço de mesas e prateleiras em casa e, além disso, haverá presença de luzes de LED na extremidade do produto, que se acendem quando a mão do usuário se aproxima do dispositivo, indicando onde  tocar para ajustar o volume.

Uma das apostas do Google é a rede de parceiros que terão conteúdo no Google Nest Mini que já estão no dia-a-dia das pessoas, como Globo, Banco do Brasil, Cartoon Network, Galinha Pintadinha, Bradesco, Spotify, UOL, etc. “A integração dos produtos Google que todos já conhecem com os serviços das diversas empresas que já fazem parte do dia-a-dia das pessoas é o que tornam o Nest Mini o produto ideal para a era da assistência”, disse durante o evento Walquiria Saad, executiva de Parcerias de Produto do Google Assistente. 

“O smart speaker é um terreno fértil para agências, marcas e criativos terem boas ideias”, diz Maia Mau head de marketing de hardware do Google

Para o segmento de publicidade, fica a expectativa que toda nova oportunidade de comunicação gera entre marcas e agências. Como usar o Google Nest Mini e demais speakers que venham a surgir no mercado para gerar conexão entre empresas e consumidores? “É um ambiente novo para todos nós e as marcas estão descobrindo como atuar. O mais importante é que elas entendam o seu consumidor, nunca tirem ele de foco. Com esse contato direto, será possível se comunicar em uma era de “mãos livres”, que é a grande mágica do smart speaker. Com as mãos livres, usando apenas a voz, existe um tipo diferente de interação para se criar. E sem contar a personalização que se pode ter. E há uma facilidade de se saber que aquela pessoa está em casa, em um momento de relaxamento. Com isso, da para criar muita coisa”, afirma Maia Mau, head de marketing de hardware do Google. “O smart speaker é um terreno fértil para agências, marcas e criativos terem boas ideias”, completa.

Não haverá uma campanha publicitária sobre o Google Nest Mini, pelo menos no primeiro momento. Além de ações online e in-store para posicionamento do produto, o Google aposta em uma ativação que ocorre no Shopping Higienópolis, em São Paulo, a partir desta terça-feira (12) até o começo do mês de dezembro. A ideia do espaço será explicar o funcionamento da casa conectada e haverá vouchers de desconto de 10% no produto.

Atrações

O Google Nest Mini quer levar para dentro da casa dos brasileiros todos os benefícios do Google Assistente, que funciona em português desde 2017 nos smartphones. Com ele, é possível saber os compromissos do dia, a tradução de uma expressão em outro idioma, se vai chover ou até mesmo criar lembretes para as tarefas.

Com o Google Assistente integrado ao Nest Mini é possível, usando apenas a voz, assistir a um vídeo na TV, iniciar a limpeza da casa, assim como controlar luzes e ar-condicionado. Tudo isso porque o Nest Mini pode conversar com TVs, lâmpadas e plugues inteligentes, entre vários outros aparelhos. No Brasil, segundo o Google, existem hoje mais de uma centena de dispositivos inteligentes de marcas variadas que fazem parte do ecossistema do Google Assistente, que é aberto e gratuito. Entre elas, aparelhos da Positivo, TCL, iRobot, LG e Sony.

Com a caixa de som inteligente do Google, é possível ativar rotinas já criadas no Google Assistente e integrá-las à casa conectada. Na hora de dormir, pode-se dizer “Ok Google, boa noite” para apagar as luzes, controlar a temperatura conforme definido anteriormente e ativar uma música relaxante no Nest Mini. 

É possível ouvir músicas no Spotify, ter as principais notícias do dia em mais de 20 jornais e sites brasileiros, assistir ao Netflix na TV ou até mesmo aproveitar um momento em família ouvindo histórias infantis. Há centenas de parceiros com conteúdos para interação.