Mais interessante do que melhorar algo em 10%, é fazê-lo dez vezes melhor. Esse é um dos pensamentos que conduz o trabalho do Google for Work, ferramentas empresariais para melhorar e otimizar as atividades dentro das empresas. A inovação aparece como um fio condutor das novidades que a equipe oferece aos que aderem às tecnologias Google como facilitadoras.

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 A companhia aposta na desconstrução de produtos e serviços, fazendo nascer algo novo. A ação de colaboração entre pessoas é maior por desejarem participar de um projeto que mude completamente a zona de conforto. Para mostrar como esse trabalho é desenvolvido, o Google promoveu o Innovation Lab para executivos C-level. O objetivo foi mostrar como o Google for Work pode melhorar o trabalho dentro das empresas, tanto nas questões relacionadas à segurança como no desenvolvimento de uma cultura de colaboração e inovação.

Alessandro Leal, diretor de negócios do Google for Work, conduziu as apresentações em um ambiente imersivo, preparado para que os executivos tivessem a oportunidade de entender como a companhia trabalha para se diferenciar no mercado. Alguns exemplos foram trazidos por Leal para exemplificar como foi possível transformar um produto existente em um projeto inovador.

“Não fomos os primeiros a mapear as ruas, mas entendemos que se colocássemos a tecnologia de acordo com a vontade e a visão do consumidor, a gente teria um serviço melhor. Foi assim que nasceu o Maps e o Waze. Recentemente, mapeamos também o fundo do mar”, explica Leal. “O Chrome não foi o primeiro navegador do mercado, mas hoje é o mais usado. O nosso buscador, a mesma coisa. Quando entramos, focamos na melhoria exponencial da experiência do consumidor, trazendo algo completamente diferente”, afirma.

O segredo para criar algo novo exige alguns passos básicos, segundo Leal. O primeiro é não se limitar ao que já existe. Segundo, não se deve perder tempo com o que for repetitivo. É precioso que os funcionários estejam pensando em soluções e gastando seu tempo nisso. “Não vamos buscar a perfeição imediata. Outro ponto importante é acreditar que a inteligência coletiva é muito melhor do que a de um expert sobre determinado assunto”, analisa.

O diretor de negócios afirma que grande parte das pessoas já usou alguma ferramenta do Google. Portanto, quando pessoas físicas encontram no ambiente corporativo aquilo que consomem no dia a dia, a criatividade flui por conta da produtividade.

Marlon Kotai, engenheiro de Google Apps no Brasil, explica a importância da tecnologia para fornecer flexibilidade, inovação e segurança. “A nuvem chegou ao ambiente de trabalho e afetou a forma como a gente se relaciona e trabalha em grupo. Isso proporciona a atividade em grupo sem que as pessoas estejam no mesmo lugar. Existem muitas dúvidas e nossa tecnologia oferece armazenamento seguro e flexível”, diz Kotai.

Convidado para contar a experiência da PwC, empresa prestadora de serviços profissionais nas áreas de auditoria e consultoria, com o Google for Work, o consultor de tecnologia Tomas Roque da Silva afirma que a companhia fez um acordo o Google por conta da dificuldade interna no processo de segurança e informações de clientes. “Não é somente o benefício da ferramenta, mas a forma de trabalhar e de reter os profissionais que mudou. O Brasil foi um dos primeiros países a fechar essa parceria com a companhia. Nós criamos métricas e descobrimos que, se tivéssemos a tecnologia para salvar os dados, conseguiríamos economizar em dias de trabalho e reter os profissionais mais jovens”.