Paulo Samia: “Muita coisa que foi represada em 2020 vai ser devolvida em 2021”

Apesar da paralisação inicial dos negócios devido à Covid-19, o UOL declara crescimento de duplo dígito com publicidade no ano e viu a audiência “explodir”, principalmente no começo da pandemia. Com mais de 114 milhões de visitantes únicos/mês, o portal cobre 94% da internet brasileira. O CEO Paulo Samia explica que a estratégia de investir em conteúdos próprios, bem como em novos projetos de branded content, alavancou a receita. Para 2021, ele prevê uma retomada do mercado, que já começou a dar sinais em novembro, com a Black Friday. “Batemos recorde de receita, muito mais do que imaginávamos”. Confira a sua entrevista.

REPLANEJAMENTO
Esse foi um ano desafiador para todas as empresas. Até assustador, porque a gente começou com um planejamento e logo no começo do ano mudou completamente, o que exigiu muito sangue frio, com um exercício diário de replanejamento das ações. Mas o lado positivo foi que a gente conseguiu rapidamente se adaptar a essas novas condições de trabalho, de mercado. Outro ponto positivo é que o UOL cresceu dois dígitos este ano em publicidade. Foi um bom crescimento, acima do mercado. A nossa audiência também cresceu, principalmente no início da pandemia, houve uma explosão, picos e recordes seguidos. Somos a terceira maior audiência da internet brasileira, depois do Google e Facebook. A gente também se reinventou desenvolvendo novos projetos de branded content. Fizemos muitas lives, projetos com anunciantes, incluindo projetos-proprietários com artistas, palestras, como o Universa Talks. Isso ajudou muito a alavancar a receita de publicidade.

NOVAS VERTICAIS
Temos investido muito em produção de conteúdo de qualidade, em novas verticais de conteúdo. A gente entendeu que a homepage não é mais um canal de entrada para o UOL, apesar de ser a homepage mais relevante do Brasil. Hoje os interesses dos usuários são muito mais dispersos e eles buscam por coisas específicas. Por isso, há uns dois anos, começamos a criar novas verticais com marcas próprias. No ano passado, lançamos três verticais, Ecoa, Tilt e Start. E, neste ano, lançamos Nossa, vertical de lifestyle, e Splash, que foi uma repaginada na nossa vertical de entretenimento, que tem tanto conteúdo próprio como agrega conteúdo de parceiros. Essa também é uma estratégia forte nossa, temos parceria com mais de 300 sites. Splash está com uma nova proposta visual, mais moderna, com uma linguagem mais de redes sociais e mensagem mais rápidas, para um consumo mais rápido, e continua sendo nosso principal portal de entretenimento, uma das maiores audiências que temos hoje.

MONETIZAÇÃO DE CONTEÚDO
A gente tem projetos de desenvolver novos conteúdos e estamos monetizando isso. Entendemos que o conteúdo hard news é commodity. Não adianta eu fechar porque vai ser consumido em qualquer outro portal, outra fonte de notícia. Apesar de o UOL ter uma qualidade diferenciada, com apuração. Temos uma editoria com 400 jornalistas, é a maior editoria digital do Brasil, ela é maior do que a da Folha de S.Paulo.
O que estamos fazendo é, cada vez mais, diferenciar alguns conteúdos exclusivos. Hoje temos mais de 100 blogs com colunistas, blogueiros e analistas, alguns exclusivos, outros não. E a gente está testando há mais de um ano fechar parte ou todo esse conteúdo. É um modelo de paywall. E temos a estratégia de lançar novos produtos, acabamos de lançar o UOL Economia+, que é um produto mais aprofundado de educação financeira. Estamos navegando nessa nova estratégia de gerar cada vez mais conteúdo exclusivo e, aí sim, vamos monetizar não só com publicidade, mas principalmente por assinatura.

PRODUÇÃO DE VÍDEOS
Investimos muito forte este ano na nossa produtora de vídeos, a MOV, desenvolvendo uma série de conteúdos. A MOV tem tido um grande crescimento, desenvolvemos várias séries próprias com diretores renomados e isso vai fazer parte da nossa plataforma de vídeos, de streaming, o UOL Play, que foi outro lançamento que fizemos este ano. Trata-se de um hub de vídeo, que vai ter não só conteúdo próprio, mas também filmes, séries, conteúdo de parceiros, esportivos. É um produto em que a gente vai investir bastante no ano que vem.

RETOMADA
Nós percebemos que 2021 vai ser um ano de retomada do mercado. Em novembro, batemos recorde de receita em função da Black Friday, muito mais do que estávamos imaginando. Ou seja, isso já é um reflexo do mercado retomando as atividades. E eu acho que muita coisa que foi represada em 2020 vai ser devolvida em 2021. Vamos investir forte em eventos-proprietários e produção de vídeos, que vai ser uma tônica para o UOL no ano que vem. Estamos pensando em uma série de iniciativas com grade de atrações e entretenimento. Este ano já temos alguns exemplos, como a parceria com Otaviano Costa e Zeca Camargo. Isso reflete a nossa nova filosofia, que é ter um conteúdo premium em todas as plataformas. A gente percebeu que o consumo de conteúdo está se voltando cada vez mais para o vídeo.