Ouça a música abaixo:

É bem provável que você tenha ouvido a canção de Jason Derulo em algum vídeo do aplicativo TikTok. Para saber qual o tamanho da influência da plataforma na indústria fonográfica, a Winnin, martech brasileira que mapeia a cultura nas redes com inteligência artificial, preparou um estudo exclusivo revelando o impacto da ferramenta no consumo de música online.

A empresa analisou os formatos trends e creators, identificando como o aplicativo gerou este grande impacto na forma de consumirmos música online.

A plataforma criou uma linha do tempo para entender como uma música se torna viral no aplicativo e consequentemente acaba sendo buscada nos streamings de música:

A trend é lançada no TikTok

É quando o vídeo começa a ter visibilidade e viralizar a música, seja ele com uma coreografia, point of view, dublagem, covers ou challenges.

Participando da trend

As pessoas começam a reproduzir a música em seus vídeos, duetando, dançando ou criando uma nova trend com aquele som.

Busca pela trilha sonora em streams de música

Por aparecer em diversos vídeos dentro da plataforma, as pessoas começam a buscar pela trilha sonora completa nesses streams de música, para ouvirem no dia-a-dia.

A música viraliza

Após as pesquisas, a música viraliza gerando um engajamento positivo em todas as plataformas.

A Winnin combinou o potencial de visualização de um assunto de acordo com o tamanho da sua audiência e chegou aos cinco gêneros musicais mais consumidos pela geração Z no app:

1º K-Pop;

2º Rap e Hip-Hop;

3º Música Latina;

4º Pop;

5º Funk Brasileiro.

Para se ter uma ideia do tamanho da influência, das 10 músicas mais ouvidas em 2020 no Spotify, sete delas viralizaram primeiro no TikTok.

(Divulgação)

E não são só músicas contemporâneas que são afetadas pela influência do TikTok. Nathan Apodaca (conhecido como Dog Face) fez um TikTok andando de skate ao som do clássico da banda Fleetwood Mac. O vídeo viralizou e a música, lançada em 1977, voltou para as listas das mais escutadas do mundo.

Além de entender o processo de viralização de uma trilha no app, o estudo mapeou quais os formatos que mais engajam as músicas. As coreografias estão no topo da lista, seguidas dos challenges, que unem a música com um desafio.

@camilapudim

#euphoriamakeup Nunca vi a série, mas sou Maria vai com as outras 😂 Nesse caso Maria vai com @luccasluccas e @jessicacardoso kkkk #euphoria #makeup

♬ som original – Batom Atrevido

Na sequência, os covers e duetos contribuem para que novos creators também divulguem suas músicas. Por último, os POV’s (point of view), que têm ganhado espaço dentro do aplicativo e dado fama a algumas pessoas, como o LzMario conhecido pelo bordão “Roi, Letícia né?”.

@lzmaario

Pov: te encontro nos corredores do colégio você é aluna nova #fyp #pravoce

♬ Death Bed – sleep.ing

O levantamento levou em consideração o aumento de buscas por determinadas trilhas, relacionadas ao uso delas no TikTok no ano de 2020/21 e dentro dessas temáticas, analisou os criadores de conteúdos e os formatos que auxiliam nesse engajamento e auxílio à indústria da música.

Todos os insights foram construídos a partir de dados do software proprietário de inteligência de vídeo da startup, o Winnin Insights, que mapeia novas tendências emergentes de acordo com múltiplas variáveis como setor, público-alvo e objetivo de negócios, entregando insights e permitindo que marcas e agências ajam rapidamente para criar produtos, ações e estratégias mais assertivas e relevantes.