Deh Bastos foi eternizada pelo criador da Turma da Mônica no projeto Donas da Rua
A fim de incentivar debates sobre a importância da igualdade racial, a Mauricio de Sousa Produções homenageou a diretora de criação da Publicis. Deh Bastos foi eternizada pelo projeto Donas da Rua, que tem como um de seus objetivos trazer visibilidade às mulheres notáveis para inspirar meninas e outras mulheres a buscarem seu espaço em áreas como artes, ciências, esportes e literatura.
Deh Bastos é criadora do projeto Criando Crianças Pretas, que visa transformar o mundo em um local mais inclusivo e consciente para que os pequenos possam crescer com uma referência positiva. A iniciativa é formada por uma rede de famílias interessadas em uma educação consciente, e tem a proposta de criar diálogos para que o antirracismo seja parte da vida de todas as famílias.
Feriado em mais de mil cidades brasileiras, a data em questão faz referência à morte de Zumbi dos Palmares, líder negro pernambucano à frente do Quilombo dos Palmares e que foi assassinado em 20 de novembro de 1695. O maior objetivo é trazer novos debates sobre a desigualdade racial que ainda existe no País, no qual pardos e pretos representam 56% da população, segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2019).
Além de Deh Bastos, outras grandes mulheres, escritoras, esportistas e cientistas fazem parte do hall das Donas da Rua da História.