Carla Mita detalha como as soluções desenvolvidas pela empresa se tornaram um motor estratégico para ampliar a base de clientes
A Visa está redefinindo seu papel no mercado e tem o objetivo de expandir cada vez mais sua atuação para além dos meios de pagamento. Em 2024, a divisão de serviços de marketing da empresa registrou um crescimento de 45% no número de projetos no Brasil e ampliou sua base de clientes em 30%. Globalmente, os esforços de marketing da Visa geraram mais de US$ 100 milhões em receita no último ano fiscal, contribuindo diretamente para os resultados financeiros dos parceiros.
Carla Mita, vice-presidente de marketing da Visa no Brasil, explica que o desempenho é fruto da estratégia de Value Added Services (VAS), que se consolidou como uma vertical prioritária no planejamento da companhia para 2030. “A partir do momento em que entendemos a necessidade do cliente — especialmente quando ele quer se juntar e se conectar com as pessoas —, o marketing, com esse olhar mais estratégico, consegue captar essa necessidade maior e ajudar a construir uma visão mais completa”, explica Carla.
A área de marketing services da Visa oferece uma gama completa de serviços de consultoria para empresas parceiras. O escopo inclui desde pesquisas e insights de mercado até a criação e execução de campanhas, gestão de CRM e ativação de grandes patrocínios.
“Trabalhamos com os maiores institutos para desenvolver estudos proprietários, como o ‘Panorama da Principalidade Financeira na América Latina’, que entrega insights detalhados sobre o relacionamento dos consumidores com as instituições financeiras”, detalha Carla. Além disso, a Visa estrutura projetos específicos para cada cliente, adaptando os diagnósticos às suas necessidades regionais e de negócios.

Na criação de campanhas, a Visa atua de ponta a ponta. Com o suporte da Visa Marketing Platform (VMP), a empresa é capaz de usar inteligência artificial para criar comunicações personalizadas baseadas no comportamento transacional dos consumidores.
A Visa iniciou em 1993 o uso de inteligência artificial para prevenir fraudes. Hoje, essa expertise também é aplicada para tornar as ações de marketing mais inteligentes e eficientes. O vasto volume de dados de transações trafegados com segurança pela rede da Visa permite construir campanhas altamente personalizadas, respeitando o contexto de cada consumidor.
“Com o uso da inteligência artificial, conseguimos reunir informações e identificar o melhor momento para se comunicar com o consumidor. Toda essa inteligência por trás permite localizar dados, entender o timing ideal e, com base nisso, oferecer uma experiência mais eficiente”, comenta Carla.
Outro diferencial é a capacidade de estender a seus clientes os direitos e benefícios dos mais de 70 patrocínios globais e regionais da companhia. Essa estratégia inclui ativações em eventos como os Jogos Olímpicos, a NFL, a Fórmula 1 e a Copa do Mundo de Futebol.
Um dos grandes cases recentes foi a campanha construída em parceria com a NFL. “Usamos nossa base de CRM para identificar fãs de futebol americano e lançamos a ação justamente no dia do jogo da NFL em São Paulo, no ano passado. A ideia era levar os ganhadores para assistir ao Super Bowl — e, como patrocinadores, temos acesso a esse asset exclusivo. Em um único fim de semana, alcançamos um milhão de cadastros, o que foi um recorde absoluto”. Para Carla, essa foi uma das campanhas com maior adesão que a Visa já fez, mostrando a força de dados bem trabalhados e de uma comunicação personalizada. “A capacidade de localizar o público certo e ativá-lo com precisão fez toda a diferença”, finaliza a executiva.
Além dos patrocínios, a Visa também investe em parcerias com marcas do entretenimento e lazer. Um exemplo é a parceria de longa data com a Disney, que proporciona ações promocionais exclusivas para clientes e amplia a presença da marca Visa no segmento premium, especialmente através do produto Visa Infinite.
Outro destaque é o programa Vai de Visa, que oferece vantagens especiais em categorias como gastronomia, viagens, moda, saúde e bem-estar. Além disso, iniciativas como o Visa Causas reforçam o compromisso da empresa com a responsabilidade social.
O avanço dos serviços de marketing integra a estratégia mais ampla de expansão dos Value Added Services da Visa. Essa unidade registrou uma taxa de crescimento anual de 20% desde 2021 e já representa 24% da receita líquida da companhia.
“Nosso foco é diversificar nossa receita com produtos que diferenciam a rede Visa, por meio de soluções de alto valor para os nossos clientes, que valorizam nossa experiência de mais de 60 anos em pagamentos ao poder da nossa marca”, finaliza a vice-presidente.