Ação expõe o impacto da demanda global por ouro e cobra responsabilidade compartilhada por rastreabilidade do minério

Em parceria com a Urihi Associação Yanomami, a DM9 lançou a campanha 'Death gold' para denunciar os efeitos letais da mineração ilegal sobre o povo yanomami. A iniciativa transforma o ouro do garimpo em um grito de socorro: 50 certidões de óbito reais de indígenas mortos por contaminação, violência ou negligência foram gravadas manualmente em barras de ouro ilegais apreendidas pela polícia, tornando cada peça um monumento à tragédia silenciosa que ocorre na Amazônia brasileira.

A campanha denuncia o ciclo mortal alimentado pela demanda global por ouro, muitas vezes sem rastreabilidade. Hoje, o Brasil é o 10º maior produtor de ouro do mundo, com 71% dessa produção sendo ilegal, extraída majoritariamente de terras yanomami.

As consequências são devastadoras: 10% da população yanomami já foi dizimada, em um genocídio silencioso alimentado por consumidores que desconhecem ou ignoram a origem do que compram.

As peças da campanha foram fotografadas e veiculadas em países que lideram a importação de ouro ilegal brasileiro, como forma de confrontar o público com a responsabilidade compartilhada.