Em comemoração ao aniversário do rádio no Brasil, propmark relembra a contribuição deixada pela mídia para o mercado publicitário

Atrajetória do rádio no Brasil se entrelaça com a própria história da comunicação no país. Esta edição especial, que comemora o Dia Nacional do Rádio, em 25 de setembro, lembra a longevidade e a evolução do meio que sempre contribuiu para o crescimento do mercado publicitário e para o cenário cultural.

Oficialmente, ele começou em 1922, com a primeira transmissão feita durante as comemorações do centenário da Independência. O presidente Epitácio Pessoa fez um discurso que foi transmitido de forma experimental para a cidade do Rio de Janeiro.

Contudo, apenas em 1923, com a fundação da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro por Roquette-Pinto, o rádio brasileiro começou a tomar forma como veículo de comunicação de massa. Já nos anos 1930, começou a se consolidar como uma das principais formas de entretenimento e informação para os cidadãos.

Nesse período, surgiram emissoras e o rádio se popularizou como o “companheiro diário” dos brasileiros, trazendo não apenas notícias e música, mas também programas de auditório, novelas e transmissões esportivas. O início da popularização do rádio foi marcado por sua capacidade de unir pessoas de diferentes classes sociais e regiões.

A partir dos anos 1940, o meio passou a exercer um papel indispensável na construção de uma identidade nacional, com a disseminação da música popular brasileira e a transmissão de eventos esportivos. A Copa do Mundo de 1950, realizada pela primeira vez no Brasil, entrou para a história.

Com o passar das décadas, o rádio precisou se adaptar a novas realidades tecnológicas e comportamentais. A chegada da televisão, nos anos 1950, trouxe  desafios. Muitas emissoras migraram os seus principais programas para a TV, principalmente os de entretenimento visual, como novelas e atrações de auditório. Em vez de sucumbir à nova mídia, o rádio demonstrou o seu poder de reinvenção, tornando-se um meio mais voltado para o jornalismo, música e transmissões ao vivo de eventos esportivos.

Em busca de evolução e de soluções capazes de entregar o melhor para os ouvintes, entre os anos de 1970 e 1980, a rádio FM ganhou força no Brasil, atraindo uma audiência mais jovem. Nesse período, a faixa AM, com características mais tradicionais, se manteve forte no jornalismo e na informação ao vivo.

Esse cenário dual entre AM e FM perdurou até a chegada da internet, no fim dos anos 1990, quando o rádio foi novamente forçado a se adaptar. Aos 102 anos, e após tantas inovações, ele é mais que um aparelho. Continua como um meio tradicional e familiar para muitos brasileiros, especialmente no interior do país.

Leia a matéria completa na edição do propmark de 23 de setembro de 2024