Filme, que tem 35 minutos de duração, foi dirigido por Nátaly Neri e Murilo Araújo

Com o objetivo de ir além do racismo, criadores pretos querem contar as suas histórias, suas paixões e, principalmente, seus sonhos. Foi pensando nisso que o YouTube lançou o documentário YouTube Black 2022: os Brasis que nós somos, no canal do YouTube Brasil.

Para a edição deste ano, a plataforma convidou criadores em ascensão das cinco regiões do Brasil para nos mostrar suas brasilidades e o que, em suas respectivas regiões, mais os inspiram: @Chavoso da USP, de SP, @Eliziane Berberian, de Rondônia, @Hawk, da Bahia, @negatta, do Distrito Federal, e @Alê Garcia, do Rio Grande do Sul, falam sobre suas origens, as culturas oriundas das regiões onde nasceram e cresceram e também sobre a relação e a conexão entre as comunidades.

Além disso, trazem reflexões sobre suas posições como criadores de conteúdo na internet e os lugares que desejam alcançar com seus respectivos trabalhos. Um conteúdo rico e plural feito pelos criadores, com criadores e para todos. O documentário foi produzido e dirigido por Nátaly Neri e Murilo Araújo.

O YouTube Black faz parte do pacote de Play de Verdade, o pacote de Diversidade que esse ano tem como cotistas Master Tim e Itaú. Além do documentário, temos também ações em Shorts e divulgações nas redes dos criadores.

Produzido pela Dia Estúdio, em parceria com o Google e o YouTube Brasil, o documentário vem ao encontro da importância da discussão sobre diversidade já que, no Brasil, as pessoas negras representam 56% da população e não são iguais umas às outras.

O conteúdo de 35 minutos prova, através de uma roda de conversa e depoimentos pessoais, que a negritude é diversa e capaz de produzir qualquer coisa, em diferentes áreas da vida.