Estudo também destaca particularidades da América Latina
A DoubleVerify divulgou nesta terça-feira (23) a edição 2025 do relatório ‘Global Insights: LATAM Report’, que analisa as principais tendências de qualidade de mídia, atenção e visibilidade nas campanhas digitais. O estudo se apoia em mais de um trilhão de impressões em ambientes desktop, mobile e CTV.
Entre os dados globais, o relatório aponta avanços consistentes em brand suitability, fraude e viewability, mas alerta para diferenças regionais, especialmente no índice de atenção e nas particularidades dos formatos.
Tendência global
Avanços na segurança de marca e na qualidade das visualizações marcam o mercado global. Apesar de desafios como fraudes em apps móveis, houve melhorias gerais no ecossistema digital.
| Métrica | Dado | Observação |
|---|---|---|
| Violações de brand suitability | -15% | 65% dos incidentes foram por “conteúdo inadequado” |
| Fraude e SIVT | -7% | Apesar do crescimento de fraudes por bots em apps móveis |
| Visualização autêntica (viewability) | 70% | Alta de 3%, impulsionada por CTV (TV desligada) |
| Índice de atenção | — | Ásia-Pacífico: +14% / América do Norte: -4% em relação à média global (100) |
América Latina
Também com melhorias, especialmente em vídeo e visualização, alguns países da região enfrentam desafios, como aumento nas fraudes. No cenário brasileiro, o desempenho apresenta oscilações nos indicadores.
| Métrica | Dado | Observação |
|---|---|---|
| Violações de brand suitability | -6% | 61% foram por “conteúdo inadequado”; no Brasil, houve alta de 5% em 2024 |
| Brand suitability em vídeo mobile apps | -51% | Queda significativa na região |
| Visualização (viewability) | 74% | Puxado por CTV, mobile e desktop; Brasil está em 73% |
| Fraude e SIVT | -14% | México: -50%; Colômbia: -31%; Brasil: +5% e +121% em apps |
| Índice de atenção | +4% | Brasil: índice 101 (acima da média global, abaixo da média LATAM) |
Canais digitais crescem na região
Segundo o relatório, 97% dos profissionais de marketing na América Latina utilizam publicidade em redes sociais. Não somente, as redes de commerce media também ganham espaço, com 90% dos profissionais dizendo que já anunciam ou planejam anunciar nesses canais no próximo ano.
No caso da CTV, 60% dos anunciantes brasileiros afirmam considerar o formato, seguido dos colombianos (56%) e mexicanos (51%).
Os formatos em destaque são os vídeos curtos, que entram nos feeds e reels, além dos anúncios em CTV, que vêm superando as metas de campanha.
Anúncios interrompem conversas
O consumo médio diário de conteúdo online na região é de 3,8 horas, com foco em redes sociais. No entanto, cresce a fadiga com anúncios: 46% dos entrevistados usam bloqueadores e 54% dos brasileiros dizem que deixariam de consumir marcas associadas a conteúdos falsos ou ofensivos.
(Crédito da foto: Pexels)