Para falar sobre autoestima com crianças e adolescentes, marca também levou projetos para escolas de todo o país
Em celebração ao Dia Internacional da Menina, celebrado neste sábado (11), a Dove buscou reforçar seu compromisso com a autoestima e o bem-estar de crianças e adolescentes.
Para isso, a marca apostou em duas iniciativas complementares a campanha #ReescrevaOElogio e o projeto social Dove Day, que acontece no mundo todo, e no Brasil é realizado em escolas por todo o país.
A campanha digital convida a sociedade a repensar a forma como elogia meninas, incentivando expressões que valorizem qualidades como coragem, inteligência e criatividade, elogios que não valorizem apenas a aparência física.
A ação faz parte do projeto 'Dove pela Autoestima', programa global de educação em confiança corporal, que, segundo a empresa, já alcançou 137 milhões de jovens em 153 países.
Nas visitas a instituições de ensino, o Dove Day promove oficinas, atividades e debates sobre confiança corporal, autocompaixão, diversidade e inclusão.
A ação chega a mais de 15 escolas nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste, com a participação de cerca de 400 voluntários de Dove e outras marcas da Unilever, alcançando cerca de 5.460 alunos de 8 a 13 anos.
“A gente sabe que é muito importante falar sobre autoestima e questões corporais com as crianças desde muito pequenas, porque várias das questões que a gente desenvolve ao longo da vida adulta, relacionadas inclusive a padrões estéticos e estereótipos, elas, na verdade, nascem e são enraizadas durante a infância", diz Thais Schreiner, gerente de conteúdo e influência em Dove, ao propmark.

A marca planeja aumentar seu impacto em 250% até 2030, alcançando 250 milhões de jovens no mundo.
De acordo com o relatório State of Beauty 2024, da própria Dove, mais de 60% das meninas sentem pressão para serem bonitas, e 63% relatam não se sentirem confiantes na escola devido à aparência. A pesquisa reforça a urgência de programas que abordem o tema desde cedo.
“Essa iniciativa tem como propósito falar sobre padrões, falar sobre a importância de você elogiar para além da estética. E esse ano a gente trouxe influenciadoras, inclusive, para estarem aqui como voluntárias e também para ajudarem a gente a espalhar a mensagem para mais pessoas no Brasil e no mundo”, acrescenta Schreiner.
Em São Paulo, a ação aconteceu nesta última quinta-feira (9).