Adiamos por mais uma semana nossa edição especial de aniversário, com o PROPMARK já tendo comemorado seu aniversário de 55 anos de circulação ininterrupta, no último dia 21 de maio, com edição comemorativa prevista inicialmente para 25 desse mês.

Tendo sido uma das piores semanas da ação da Covid-19 e sem termos certeza – como ninguém tinha naquela altura da situação – das proporções do avanço da pandemia, remarcamos a edição especial para 8 de junho, novamente na esperança de que boa parte da população e do mercado para o qual mais atuamos já estivessem então sofrendo menos com as consequências dessa terrível pandemia.

Tendo em vista a sua resistência e uma sucessão de desencontros entre autoridades brasileiras, com a pandemia se tornando inclusive uma “oportunidade” para troca de farpas e principalmente severas ofensas entre as chamadas autoridades constituídas, pulamos definitivamente para a data de 15 de junho, com o consentimento dos nossos muitos anunciantes programados para a edição de aniversário do jornal.

Assim, dentro de duas edições após esta, teremos finalmente a nossa edição comemorativa dos 55 anos do PROPMARK, uma data que cada vez menos se repetirá nos produtos jornalísticos impressos nascidos após o PROPMARK.

Competia-nos toda essa explicação aos nossos queridos leitores e anunciantes, não só por se tratar da primeira vez que isso ocorre nestas cinco décadas e meia, como também e principalmente porque prosseguem sendo a razão da nossa existência. Deixamos neste Editorial os nossos mais sinceros agradecimentos a todos.


Algo que gostaríamos de abordar aqui, após as necessárias explicações acima, refere-se a uma afirmação que tem sido repetida nos meios do marketing e da propaganda e pode sugerir dualidade de interpretações, a nela se acreditar: o mercado (o nosso mercado) nunca mais será o mesmo após finda essa pandemia que atingiu praticamente todo o planeta.

Aí se põe uma grande interrogação na cabeça das milhares de pessoas que integram este setor, em todo o planeta, já se percebendo uma divisão de expectativas, que incluem grandes mudanças (primeira hipótese) ou, simplesmente, após nos livrarmos desse estranho vírus que abalou maciçamente o planeta, tudo prosseguirá nos seus conformes, como sempre foi até aqui, ressalvada a grande mudança que o progresso continuamente nos oferece.

Não temos resposta (ainda) para isso e convidamos nossos leitores a se manifestarem sobre o tema, para publicarmos em nossas próximas edições. Trata-se de um desafio instigante, mas é disso que vivemos quando queremos avançar em relação ao passado.

As cartas estão na mesa, queridas leitoras e queridos leitores, levando-se em conta ainda que o jogo não terminou.


Dentre as milhares de pessoas em todo o mundo que, além de pensar apenas em si e na sua família, são capazes de gestos humanitários dignos de elogios sem fim, permitimo-nos aqui fazer um registro muito especial, ressaltando a figura de Nelcina Tropardi, presidente da ABA – Associação Brasileira de Anunciantes – e responsável pelo marketing da Heineken.

Não foi ela quem nos contou, mas soubemos através de terceiros que praticamente todo o orçamento de marketing da empresa previsto para este ano, fora o que havia sido despendido pela poderosa marca aqui no Brasil, foi destinado para as muitas ações de apoio à sociedade brasileira.

Assim, segundo pessoas ligadas a ela na empresa, a Heineken pôde doar respiradores, máscaras, álcool em gel e tantos outros produtos indispensáveis no enfrentamento de uma pandemia como essa que ainda nos assola.

Dizer o que do gesto da Heineken e de Nelcina Tropardi? Bater palmas e agradecer em nome de todos os necessitados desses artigos, vítimas que foram do terrível mal.


Nossa matéria de capa revela que a comunicação das marcas vai manter a essência das festas juninas, o que é bom para todos, pois apesar de tantas mortes (só em nosso país) e muito sofrimento, a vida nos impele a continuar.

A matéria lembra que a proibição das aglomerações vai continuar, sendo então repensados tais festejos e é exatamente aqui que entra a criatividade dos profissionais da comunicação do marketing, com anunciantes como Ajinomoto, Yoki, Paçoquita e Schin criando diferentes oportunidades que fogem às aglomerações e preparando diversas ações para uso no digital.

Neste particular, destaque para a Africa, agência que atende a Brahma, criando a campanha Um brinde ao que realmente importa, guarda-chuva para o maior festival online de São João para todo o país, com seis noites de shows e cerca de 60 horas de transmissão ao vivo.

Dentro desse quadro, outra boa notícia envolve o retorno dos cinemas drive-in. Trata-se de uma verdadeira viagem no tempo, obedecendo na sua essência o que mais deve ser evitado no combate à pandemia: aglomerações. A volta dos cinemas drive-in ganha força unindo o ar de atração vintage, muito em moda nos últimos tempos, com a vantagem da aplicação de uma tecnologia de última geração e integração de serviços.


Importante neste momento a matéria com as agências sobre a retomada em face ao plano de abertura do governo do Estado de São Paulo, permitindo a volta dos escritórios. O mercado de agências de propaganda está cauteloso, dando a entender que a maioria vai aguardar mais um pouco para voltar. Isto significa prosseguir com o sistema home office por mais um tempo.


Nesta edição, uma esclarecedora matéria com Eduardo Schaeffer, da Globo, sobre as mudanças na Diretoria de Novos Negócios e Publicidade da emissora. Muitos profissionais do mercado ficaram aliviados com essa oportuna decisão da Globo.


A ESPM Rio promoveu uma pesquisa, cujo resultado final apontou o Magazine Luiza como a empresa de melhor imagem durante a pandemia. Luiza Trajano merece. Seu esforço contínuo em aumentar a cada dia a importância do seu empreendimento, não apenas comercialmente falando, mas também do ponto de vista social, é digno de aplausos.


Com pesar, registramos o falecimento ocorrido na última sexta-feira (29) do grande e inesquecível jornalista Gilberto Dimenstein. Entre diversos prêmios, ele ganhou em 2017 o Prêmio Veículos de Comunicação, concedido pela Revista Propaganda, da Editora Referência, com o site Catraca Livre.