Nesta terça-feira (23), o encerramento do encontro La Cumbre TV Abierta – Open TV Summit, em Nova York, levantou algumas questões e desafios para o mercado de televisão aberta da América Latina. Em sua quinta o edição, o evento tem por objetivo justamente reunir representantes da indústria para acompanhar a evolução do meio na região e seguir com novas propostas.

Para a organização do evento, a conclusão é de que a televisão segue sendo o meio mais importante para o anunciante que busca eficiência e escala ao falar com o público. O digital, que no ano passado foi discutido como algo a ser superado, já não parece assustar tanto. Isso porque a televisão, de acordo com o que foi debatido no evento, tem métricas mais confiáveis, o que garante transparência, credibilidade e vantagem competitiva.

Além disso, para Otavio Bocchino, diretor da Communication Intelligence, organizadora do evento, a televisão vem, ao longo dos anos, investindo muito em inovação e tecnologia, o que contribuiu para o alto nível de algumas produções latino-americanas e a constante renovação do meio. No encontro, Realidade Virtual e Mídia Programática em TV foram temas apresentados e que demonstram um pouco do que vem por aí.

Tanto em Realidade Virtual quanto em Programática, os projetos para televisão ainda são embrionários, mas já demonstram avanços em alguns casos, como no mercado americano. Por aqui, a VR (Virtual Reality), por exemplo, é tida como uma aposta para a criação de storytellings que proporcionem experiências ao público.