Idealizada pela Asia, a peça conta com a participação de alguns dos principais nomes do tênis no país

A Engie lançou a campanha "O Peso da Desigualdade", com o objetivo de chamar atenção a todo tipo de preconceito e à necessidade de equalizar oportunidades entre homens e mulheres nas quadras de tênis e na vida cotidiana.

Idealizada pela Asia, a peça traz palavras escritas, como misoginia, intolerância, machismo e desigualdade, em referência às questões enfrentadas por esportistas mulheres no dia a dia. O filme também mostra uma raquete 20 vezes mais pesada que a usada nas partidas fazendo referência ao tema da campanha. A ação conta com a participação das atletas Bia Haddad, Carol Meligeni, Laura Pigossi, Ingrid Martins e Luisa Stefani.

"A Engie é patrocinadora do tênis e percebemos que o desafio das tenistas vai muito além das quadras. Por isso, decidimos fazer essa campanha, para debater a desigualdade de gênero no esporte. Na empresa, também investimos na inclusão feminina e temos a meta global de alcançar paridade de gênero em cargos de liderança até 2030", diz Gil Maranhão, diretor de comunicação e responsabilidade social corporativa da Engie Brasil.

A raquete ficou exposta na entrada da Copa Billie Jean King 2024, a principal competição internacional de equipe no tênis feminino, que homenageou Billie Jean King, uma das maiores atletas de todos os tempos. A atleta começou a desafiar as regras de vestuário baseadas em gênero na década de 1950 e se tornou uma das pioneiras na luta pela igualdade de prêmios em competições esportivas.

"As palavras escritas ao redor da raquete são muito fortes e pesadas, que condizem com o peso que nós mulheres temos que enfrentar toda hora, não só no esporte. A campanha nos deu a oportunidade de falarmos um pouco das nossas experiências como mulheres, relacionadas àquelas palavras", afirma a tenista Carol Meligeni.