Ação utiliza moderação com mensagens de conscientização para rebater eventuais injúrias e comentários tóxicos nas lives do streamer

A parceria entre Sal de Fruta ENO e o streamer Gaules lançou mais uma iniciativa para combater a “azia social” no e-sports: o “Chatbot Contra a Azia”.

Criada pela agência de marketing Owly, a ação integra a campanha “Nenhuma Azia Vai Parar a Tribo”, lançada em abril e que tem como objetivo promover os cuidados com a saúde na comunidade gamer e contra-atacar a azia social causada pelo preconceito e pela discriminação.

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A ação nos chats busca rebater eventuais injúrias e comentários discriminatórios proferidos pela audiência durante as lives do Gaules, evitando que o chat se torne um ambiente tóxico para milhares de fãs e seguidores.

A iniciativa, lançada em julho, diminuiu em um quinto o número de mensagens de usuários bloqueadas por conteúdo inapropriado durante as transmissões do streamer. De uma média de 15 blocks diários, o volume caiu para três, poucas semanas após o início da moderação criada para a campanha.

“Os comentários tóxicos estão por toda a internet e, infelizmente, há ocasiões em que eles acontecem até mesmo dentro de uma das principais comunidades dedicadas ao e-sports na internet brasileira. É para fortalecer a luta contra a azia social na comunidade gamer, que tem crescido muito no Brasil e no mundo, que a marca Sal de Fruta ENO novamente coloca em prática mais uma ação inovadora em benefício de todos os que amam games e e-sports”, afirma Débora Kawa, Wellness Category Lead da Haleon Brasil.

O objetivo da ferramenta é promover um movimento de conscientização que, ao identificar uma mensagem agressiva, publica um alerta contra a toxicidade dentro do chat do streamer durante as suas transmissões ao vivo na rede social Twitch. Para isso, foram criadas mensagens personalizadas para diferentes situações e que passaram a ser publicadas sempre que o moderador identificar comentários tóxicos na comunidade.

“Ao dialogar diretamente com aqueles que fazem parte da Tribo e com qualquer pessoa que queira entrar para a nossa comunidade, vamos reforçar a importância de que as opiniões sejam manifestadas com respeito, livres de preconceitos e agressividade”, afirmou Gaules.

O streamer faz questão de aproveitar a sua popularidade, que hoje alcança cerca de 19,5 milhões de espectadores únicos em todos os seus canais, para incentivar a Tribo a se unir contra o preconceito, discriminação, racismo e homofobia – atitudes deploráveis que podem contaminar um ambiente que deve ser apenas de alegria e diversão para todos.