Marca incentiva cuidados com a saúde intestinal com documentário sobre torrada projetada para desafiar a física

Enterogermina, da Opella, unidade farmacêutica da Sanofi, desafia a física em sua nova campanha ‘A Torrada Anti-Lei de Murphy’. A marca convidou o físico Robert Matthews, vencedor do Prêmio Ig Nobel em 1996, para desenvolver uma torrada cientificamente projetada para contrariar a teoria que o consagrou.

Conhecido por estudar o fenômeno das torradas que caem com o lado da manteiga para baixo, Matthews se uniu ao chef Nuño García, que soma 12 estrelas Michelin na carreira, para colocar a ideia à prova.

Com base na conhecida lei de Murphy — “se algo pode dar errado, dará” — a marca provoca o público a refletir: será que tudo bem mesmo comer algo que caiu no chão, ainda que por menos de cinco segundos?

Criada pela MRM Espanha, a campanha ganhou um documentário especial que revela os bastidores da criação da receita.

Os resultados dos testes apontam que a nova torrada caiu com o lado da manteiga para cima em 75% das vezes. Uma inversão expressiva, considerando que o comportamento mais comum era de 63% caindo com a manteiga para baixo.

A campanha também alerta sobre os riscos da “regra dos cinco segundos”. Mesmo superfícies aparentemente limpas podem conter microrganismos capazes de contaminar os alimentos imediatamente.

“Ao questionar uma crença tão popular como a regra dos 5 segundos, queremos gerar curiosidade e abrir espaço para conversas sobre saúde intestinal de forma leve e bem-humorada”, afirma Eduardo Magalhães, CMO da Opella Brasil.

No Brasil, a estratégia de mídia 360°, assinada pela WMcCann, conta com estreia do documentário no Discovery Channel, conteúdos com influenciadores em parceria com a Spark, e uma operação digital comandada pela Monks, com foco em engajamento nas redes sociais.