Hebert Mota é CEO da agência de entretenimento de marketing Kal911
Hebert Mota, CEO da agência de entretenimento de marketing Kal911, tem mais de 20 anos de experiência na indústria do entretenimento. Especializou-se em conectar marcas, agências e celebridades para campanhas publicitárias, incluindo acordos de patrocínio de celebridades, produções musicais e desenvolvimento de campanhas de marketing utilizando o entretenimento como estratégia.
Em seu currículo, constam agenciamentos de artistas como Tais Araújo e Jonathan Azevedo, do atleta de UFC Anderson Silva, e shows dos cantores Seu Jorge e o norte-americano Kirk Franklin, entre muitos outros trabalhos. É autor do livro Movimento, Logo Existo, lançado em julho de 2019, e palestrante em empresas, eventos e ONGs.
Em 2020, iniciou uma parceria como diretor de novos negócios na startup esportiva StadiumGO! Investment e negociou o licenciamento da franquia e marca Deus Ex Machina para o Brasil. Nesta entrevista, ele revela como o mercado de entretenimento vem se recuperando no Brasil e fala um pouco de seus trabalhos mais recentes.
Pandemia
Um impacto gigantesco no nosso mercado. Entretenimento sem pessoas é como sair para ir ao restaurante e não ter comida, não dá [risos]! Foi difícil para todos. Estava em Nova York no dia 8 de março de 2020, em reunião na Roc Nation (Jay-Z offices) falando de projetos futuros e um dia depois tudo foi cancelado, adiado, todos assustados e meu negócio suspenso. Em relação à recuperação, uso a mesma ideia sobre a necessidade das pessoas, que querem logo poder sair, encontrar, trocar, curtir, torcer e viver experiências. É o que o mundo inteiro quer: viver e ser feliz são atos de valores ainda mais importantes hoje em dia, no “novo normal”, e o entretenimento está aí para organizar isso.
Agenciamento
No auge da pandemia, em 2020, palestrantes eram o que mais estava sendo procurado pelas empresas, com as ideias de lives e até para motivar as pessoas que precisavam de um suporte e boas ideais de inspiração. Mas, na virada de 2021, meu telefone Kal911 não parou [risos], pois as empresas buscavam celebridades com credibilidade e histórias reais para suas campanhas. Então, embora tenha sido um ano de muito sofrimento e dor, eu confesso que tive bons resultados com a minha consultoria. Hoje o mercado está extremamente aquecido e com algo que eu gosto muito: verba controlada e ideias coerentes e, com isso, um mercado saudável com boas campanhas.
Diversidade
Os artistas e modelos negros têm, sim, ganhado muito espaço em campanhas publicitárias. Eu, por exemplo, talvez por ser afrodescendente, sou muito procurado quando o assunto é: “preciso de negros para...” Aí me ligam, pois sabem que minha rede de network com algumas celebridades negras é bem bacana, mas desejo que isso não seja apenas um momento de “campanha de inclusão” das marcas, mas, sim, uma realidade do Brasil, onde temos a diversidade mais rica do mundo. Liguem-me para contratar gente foda, seja lá quem for...
Patrocínio
Patrocínio é algo que ainda vejo com muita tristeza. Infelizmente, lidamos com dois desafios: quem assina os cheques são sempre “os amigos dos amigos”, e aí, se você vem com um projeto bacana, mas não tem relação nas cadeiras do alto escalão, esquece, pois seu projeto não terá o devido apoio.
Mano Brown
Ele é meu irmão e a Boogie Naipe – escritório do grupo sob a direção da minha parceira Eliane Dias – é minha casa também. Somos parceiros em vários projetos, sonhamos juntos, lutamos juntos e ganhamos juntos. Teremos novidades em breve jamais vistas pelo mercado, aguardem...
Franquia
Em 2018, fui para Milão, onde estive na sede da franquia da Deus Ex Machina, marca global de prestígio, e com isso negociei a licença para abrir no Brasil a primeira loja deles na América Latina. Voltei ao Brasil e articulei o negócio com três empresários investidores e hoje é um sucesso. Foi inaugurada em agosto de 2020.
Eventos
Fui convidado pelos fundadores do StadiumGO!, plataforma de NFT focada no mercado esportivo, para ser articulador de negócios e posicionamento. Lançamos em outubro de 2020 na Gitex, em Dubai, e já aportamos R$ 5 milhões de investimento seed. Na Lu Make Up, empresa de micropigmentação liderada por Lu Rodrigues, prestei consultoria de marca e hoje sou advisor para novos negócios. Estou produzindo um documentário sobre a história do pagode 90, já em fase final, e agora começo a negociar com as plataformas. Estar em movimento me faz existir sem precisar de selfie no Instagram. [risos].
Palestras
Os temas mais procurados para palestras hoje em dia são: Desenvolvimentos de Negócios, Inclusão Racial e Gênero, Alta Performance e Inovação (internet das coisas).