iD\TBWA, Bullet e movimentação de C-Level na P&G também aconteceram nesta semana

A chegada de Erick Bretas ao Estadão foi a principal movimentação de uma semana relativamente tímida em relação à contratações. Ex-diretor da Globo, Bretas assumiu como CEO da S/A O Estado de S. Paulo.

Com isso, Francisco de Mesquita Neto deixa o cargo de diretor-presidente do Grupo Estado e será o novo presidente do Conselho de Administração, que será formado por Roberto Mesquita, Manoel Lemos, Marcelo Pereira Malta de Araújo, Marco Bologna e Tito da Silva Neto.

Erick Bretas tem mais de 27 anos de experiência tanto na criação e produção de conteúdo quanto na gestão de negócios digitais. Antes de se juntar ao Estadão, Bretas era diretor de produtos digitais e canais pagos da Globo, cargo que ocupou até fevereiro deste ano, quando deixou a Globo.

Erick Bretas, CEO do Estadão (Fotos: Divulgação)

No IAB Brasil, a notícia da semana foi a saída de Cristiane Camargo do cargo de CEO, que acontecerá no final do terceiro trimestre. Posteriormente, a executiva fará parte do conselho da instituição.

Cristiane Camargo comunicou sua decisão à diretoria do IAB Brasil e se comprometeu a permanecer no cargo para garantir o andamento de eventos programados e também para ajudar no processo de transição. O novo nome terá de ser aprovado pela diretoria da instituição.

Cris Camargo: há 11 anos no IAB Brasil 

“Depois de 11 anos à frente do IAB Brasil, sinto que meu ciclo chegou ao fim. Neste período, conseguimos colocar o IAB no centro das discussões da regulação e da evolução da publicidade digital no Brasil”, disse Cris.

A iD\TBWA contratou Flávio Leite para a posição de head de performance. Somando mais de 25 anos de experiência na área de mídia e e-commerce, o profissional chegou para reforçar a operação da agência.

Em sua nova função, Flávio Leite estará dedicado ao atendimento da Claro. O novo head assume para centralizar a visão de performance de todas as frentes do cliente sob a mesma liderança e reforçar a estrutura de mídia, conduzida por Thiago Fernandes, diretor-executivo de canais e audiências.

Flávio Leite, head de performance da iD\TBWA

Formado em Ciências da Computação pelo Mackenzie e com pós-graduação em Marketing Digital pela FGV, Leite iniciou sua carreira no digital em 1999. Ao longo de sua trajetória, acumulou uma vasta experiência em Mídia de Performance e e-commerce, tendo atuado em diversas frentes do mercado.

Já a Bullet fez mudanças na sua equipe de eventos. Renata Freire assumiu a função de diretora de produção. Pablo Reato também foi promovido, assumindo o cargo de gerente de produção, e, agora, é responsável por gerenciar as operações de produção, garantindo a qualidade e eficiência dos eventos.

Essas promoções se somam a uma recente movimentação na equipe de liderança da Bullet, onde Jonas Fortes assumiu como diretor de negócios, à frente da área de eventos, trabalhando ao lado de Anderson Santos, diretor de criação. Jonas tem como desafio alavancar a divisão de eventos, buscando oportunidades e fortalecendo parcerias estratégicas com os clientes.

Da esq. p/ dir.: Renata Freire, Fernanda Prado, Pablo Reato, Jonas Fortes e Anderson Santos 

Movimentações na P&G
A P&G Brasil promoveu Maria Belen Silvestris, atual CMO da P&G Brasil, a vice-presidência de Cuidados com as Roupas (Fabric Care) no México. Marcos Bauer, promovido a VP no Brasil, assumirá as responsabilidades de CMO, Analytics & Insights e Sales Intelligence.

Caio Cavallari, que assumirá a liderança das marcas Downy e Ariel no Brasil, foi promovido a diretor sênior de marketing. Por fim, Roberta Quaresma, atual diretora de marketing de design de Cuidados com as Roupas no Brasil, será a liderança da marca Oral-B, promovida como diretora sênior de marketing.

HubSpot: novo diretor
Alejandro Rico
chegou à plataforma HubSpot para ser o novo diretor comercial para a sua operação brasileira. Com a chegada do novo executivo, a HubSpot quer expandir e fortalecer a atuação da empresa na região.

Formado em Engenharia da Computação pela Pontificia Universidad Javeriana (Bogotá, Colômbia), Alejandro possui experiência profissional, incluindo quase uma década no Google e mais de cinco anos na IBM.

Ele também ocupa cargos de influência na Câmara Colombiana de Comércio Eletrônico e no Interactive Advertising Bureau (IAB), demonstrando ainda mais sua experiência e liderança no setor.