A chegada do aguardado streaming HBO Max movimentou o disputado tabuleiro da indústria de entretenimento e informação, impactando a TV por assinatura.

Mas, segundo a empresa, o lançamento de HBO Max não apenas superou as expectativas e trouxe bons resultados dentro desse segmento, como impactou positivamente o desenvolvimento do linear.

Anna Andrade, general manager e VP de distribuição da WarnerMedia Brasil, afirma que o lançamento foi positivo para a programação dos canais da casa, por meio de sinergia entre as áreas de produção de conteúdo.

De acordo com ela, General Entertainment, Sports, Kids & Family e HBO Max estão integradas tanto no que diz respeito à conexão de seus catálogos, como no planejamento de estreias, temporadas e live streamings, no linear ou digital.

Ela explica que isso inclui, por exemplo, desde a criação da Hora Max (em que canais como TNT, Space e Warner Channel exibem os primeiros episódios de séries exclusivas HBO Max) até a disponibilização completa na HBO Max de séries como Galera FC, que estreou antes no linear. “Ou ainda na elaboração de projetos especiais multiplataforma que reúnem a grade de canais, suas plataformas digitais e a presença dessas marcas e franquias na HBO Max, como os títulos do universo DC e outros títulos consagrados, como Friends e Harry Potter”, diz.

Entre as ações para aproximar os públicos das diferentes plataformas e integrar os assinantes estão as diversas vantagens oferecidas. Os assinantes de HBO, que já acessavam a HBO GO junto aos parceiros de distribuição com quem a companhia fechou negociações, tiveram acesso ao HBO Max na íntegra, com o catálogo WarnerMedia e outras ofertas de conteúdo.

Parte dos investimentos da WarnerMedia no Brasil, o game show M.E.M.E. da Comédia na TNT tem como sua primeira janela a distribuição linear

INVESTIMENTOS INTEGRADOS
Questionada em como ficam os investimentos nos canais diante de tantos novos streamings e produção de conteúdo específica para estes, Anna explica que o aporte direcionado à sua produção tem em vista um planejamento estratégico amplo, que envolve a jornada do fã em suas diferentes possibilidades de conexão com as marcas da casa.

Além do olhar integrado, a profissional ressalta que o poder de decisão sobre sua janela de conteúdo segue na mão do consumidor. “Em termos de investimentos em conteúdo de alta qualidade e com grande alcance entre nossos fãs, o objetivo é disponibilizar ao público acesso aos seus conteúdos preferidos, na sua tela preferida e na sua hora preferida. Só em produções originais, locais e recentes, ótimos exemplos são Todxs Nós, um marco no debate sobre diversidade de gênero; também da HBO tivemos Pico da Neblina, renovada para segunda temporada, assim como Galera FC, na TNT. Acabamos de estrear Os Ausentes em Max Originals, e anunciamos o game show M.E.M.E. da Comédia na TNT, cuja primeira janela é o linear”, cita.

Ela também sinaliza a importância e a trajetória já consolidada das transmissões multiplataforma desde o princípio, como todas as partidas da Champions League 21/22 na HBO Max e no TNT linear, as transmissões da Liga Latina de Mortal Kombat em plataformas digitais e no Space. “Podemos citar o nosso poderoso portfólio de cinema, com uma franquia Warner Bros. como a Space Jam: Um Novo Legado, cujo lançamento foi sincronizado aos desenhos clássicos de Looney Tunes em linear e plataformas sociais e na HBO Max com The New Looney Tunes”, acrescenta.

Ainda falando em esporte, há as transmissões de TNT Sports da NBA no YouTube, em parceria com a Budweiser, e Octavio Neto, dublador de Space Jam para o Brasil. A franquia, inclusive, chamou bastante a atenção pelas mais de 30 marcas parceiras em licenciamento. “Uma franquia com enorme apelo entre bens de consumo e outros produtos por meio de dezenas de parcerias de licenciamento de marca, como diversos outros títulos e personagens nossos. Muito mais que complementares, nossas plataformas se integram dentro de nossa estratégia One WarnerMedia. Nossos investimentos crescentes são planejados tendo em vista, como objetivo final, o fortalecimento de nosso relacionamento com o fã, por meio de diversas marcas e franquias.”

Anna Andrade: plataformas mais que complementares

MAIS INTERESSE EM CONTEÚDO
Sobre a queda de assinantes na TV por assinatura, Anna afirma que o número de pessoas que acessam os conteúdos da empresa não cai, só cresce. Em sua avaliação, as pessoas seguem buscando intensamente pelos seus programas preferidos, os personagens que mais amam, as histórias locais com às quais se conectam, pelos atletas e talentos que admiram e com os quais se encantam. E isso não deve mudar.

Nesse contexto, ela defende que as marcas WarnerMedia entregam tudo isso, do modo que for mais conveniente aos seus fãs. “Coexistem múltiplas formas de consumo de conteúdo e nós acreditamos em sempre oferecer essa multiplicidade de acesso ao assinante, seja no linear, no on demand, no streaming, com conteúdos ao vivo, nas plataformas sociais, games, cinema… tudo sempre com uma curadoria muito bem cuidada”, analisa.

Com dados de maio da Kantar Ibope Media, a partir de 15 mercados, Anna sintetiza que essa amplitude permite que a WarnerMedia alcance 151 milhões de brasileiros mensalmente. “Os resultados do ano são bons, estamos satisfeitos com as conquistas em 2021 mesmo em meio a uma pandemia sem precedentes”, cita. Ainda para este ano, a companhia promete muitas novidades. Em HBO Max o foco está na produção de conteúdo local original. Além de Os Ausentes, que já estreou na plataforma, a empresa investe em realities com Sandy + Chef, Queen Stars e The Bridge.

De olho em uma das principais paixões do brasileiro, ela destaca a UEFA Champions League e o Brasileirão, reforçando a proximidade com as demandas da audiência. “Outros conteúdos no line up do ano, com ótima capilaridade comercial tanto no digital como no linear, é nosso pacote de Awards, que volta ao ar com o Emmy em 19 de setembro; game e reality shows como Churrasqueiros. E dando seguimento às nossas renomadas produções musicais como Coala Festival e Alcione, teremos grandes atrações nesta linha até o fim do ano. Ainda estão previstos projetos integrados de Kids & Family e DC, como o Batman Day, e as celebrações de 20 anos de Harry Potter, em novembro”, adianta.

Hoje, além do extenso portfólio legado, parceiros afiliados e suas produções originais, a HBO Max tem hubs de conteúdo das marcas HBO, Warner Bros., DC e Cartoon Network. Mas não vai parar por aí. “Em breve, também transmitirá ao vivo, para Brasil e México, a UEFA Champions League por meio da TNT Sports, além de conteúdos agregados.”

Os Ausentes é a primeira produção brasileira original da HBO Max e já está na plataforma