Erick Bretas, CEO do veículo, reflete sobre o passado e detalha novidades que prometem movimentar o mercado ainda em 2025

Em 2025, o Estadão celebra seus 150 anos de existência, consolidando-se como um dos principais pilares do jornalismo no Brasil. Fundado em 1875, o veículo não apenas acompanhou as transformações políticas, sociais e culturais do país, mas também desempenhou um papel ativo na construção dessas histórias.

Atravessar um século e meio de mudanças e transformações tecnológicas foi um dos principais desafios para o veículo, que investiu em se reinventar continuamente, mantendo sua natureza de jornalismo de qualidade. Da tipografia à era digital, o Estadão soube inovar para atender às exigências não apenas do mercado, mas também de diferentes gerações de leitores, sem perder a credibilidade.

Para celebrar este marco histórico, o propmark conversou com Erick Bretas, CEO do Estadão, que fez um panorama sobre passado, presente e futuro para o veículo, explorando os bastidores de um dos ícones da imprensa nacional e as ações que mantêm o Estadão na vanguarda do jornalismo.

Tradição e modernidade
Erick Bretas, CEO do Estadão, conta que ao longo desses 150 anos, o Estadão se posicionou como um veículo que defende ideias modernas: “A República, a liberdade, a democracia, a livre iniciativa, os direitos humanos, o cumprimento das leis, a rejeição a qualquer tipo de autoritarismo. Além disso, sua redação se notabilizou por reportagens de grande impacto na sociedade, suas páginas de opinião são uma tribuna a serviço do bom debate de ideias”.

Erick Bretas, CEO do Estadão: vida digital trouxe novos desafios (Divulgação)

O veículo entende que, para continuar cumprindo essa missão, eles precisam se conectar às audiências onde elas estão - em formatos modernos e falando de uma grande variedade de temas. Bretas afirma que o Estadão continuará cobrindo a vida política e econômica do Brasil e do mundo, mas também colocará esforços em ajudar o consumidor com informações que o ajudam a tomar decisões que fazem diferença em seu dia a dia.

Com a ascensão da internet e das redes sociais, o Estadão adaptou-se às novas demandas do mercado e ao comportamento dos leitores. Para Bretas, a vida digital certamente trouxe novos desafios para o jornal.

Leia a matéria completa na edição do propmark de 20 de janeiro de 2025