Ferramenta do Estadão muda formato, amplia curadoria e anuncia novos parceiros
Desenvolvido com o objetivo de facilitar a jornada do consumidor, o Estadão Recomenda anuncia mudanças no seu formato. O portal continuará trazendo avaliações de produtos, mas agora com melhor navegabilidade no site e maior diversidade de segmentos varejistas, um resultado impulsionado pela chegada de algumas marcas, como Mercado Livre, Casas Bahia e Americanas, além de Amazon e Girafa, com quem já trabalhavam.
"Prezamos pela confiança do leitor, com total imparcialidade dos nossos jornalistas ao recomendar os produtos. Nossa missão é tornar mais fácil a busca e tomada de decisão de compras, e as mudanças recentes - como o novo portal e adição de lojas confiáveis - colaboram com essa experiência", afirma Matheus Morato, product owner do Estadão Recomenda.
Os conteúdos do portal são desenvolvidos atendendo a diferentes formatos, que vão desde listas de melhores itens de um segmento de produto até recomendações de presentes para datas especiais. De forma imparcial, os jornalistas responsáveis pelo Estadão Recomenda examinam a qualidade, desempenho e outros fatores relevantes para entender se cada item vale a indicação. Em alguns casos, o time também recebe produtos dos fornecedores para análises orgânicas - resultando em uma nota positiva ou negativa.
A ferramenta mantém seu valor de não ter matérias pagas, prezando pela imparcialidade e confiança do leitor em seus reviews. Entretanto, a nova abordagem visa a dar um maior espaço para mais marcas interessadas no marketing de afiliados e também displays de propaganda, que serão demarcados como publicidade, dispostos pelas páginas do site sem qualquer vínculo com os reviews.
Hoje, já são mais de 70 e-commerces recomendados, e todos passaram por uma triagem de relevância para o público, avaliações de seus produtos e experiência de venda online. Alguns dos novos nomes nesse grupo incluem marketplaces, como FastShop, focada em eletrônicos, e Casas Bahia, de categorias gerais. Outras possuem sites próprios, como Nike, Natura e Ellus, o que também aumenta o portfólio de possíveis recomendações do canal. O site conta com o apoio de intermediadoras tradicionais de afiliados, a exemplo de Awin e Rakuten, para a relação com algumas marcas, o que garante mais segurança e diversidade no catálogo de lojas indicadas.
Agora, o site busca se tornar um canal referência de confiabilidade, no dia a dia, ajudando o leitor na decisão de compra, em datas comemorativas, como Dia das Mães e Dia dos Namorados, e principalmente durante eventos como a Black Friday, em que 22% das fraudes em e-commerce se concentram.