País terá 33 representantes nos júris; desse total, 20 atuam no mercado brasileiro e 13 em empresas no exterior

A 72ª edição do Cannes Lions já está em ebulição no mercado brasileiro. Nesta segunda-feira (2), o Estadão, que é o representante oficial do evento no país há 25 anos, reuniu os profissionais que estarão julgando as peças inscritas.

O Brasil terá, neste ano, 33 representantes, sendo 20 deles atuantes no mercado brasileiro e 13, em empresas fora do país — veja a lista completa. O número de jurados deste ano, porém, é inferior ao de 2024, quando o Brasil teve 36 profissionais.

O executivo Paulo Pessoa, diretor de mercado anunciante do Estadão, fez o receptivo para saudar os presentes. Ele disse que o Brasil já inscreveu 56 mil peças no evento e celebrou a homenagem ao país com o Creative Country of the Year, feita pelo festival que já contribuiu com 440 jurados.

A palestra principal foi confiada a Ícaro Doria, CCO da DM9, este ano pela terceira vez em uma banca de julgamento do Cannes Lions, na competição Print & Publishing.

A recomendação de Ícaro, na sua curtíssima apresentação, é que cada jurado mantenha senso positivo para orientar suas decisões.

“O festival é para celebrar ideias e não buscar defeitos. Pessoas que veem tudo  errado puxam pra baixo o júri. A ideia não é destruir, mas construir. Aliás, nunca estive em um júri bélico. Mesmo quem não ganha é uma fonte de conhecimento. Ser jurado não é ser impositivo“, observa o criativo, que esteve no júri no fim de maio no Clube de Criativos de Portugal.

Paulo Pessoa entre Marcelo Bruzzesi e Icaro Doria / (Alê Oliveira)

Ícaro diz mais: “Se analisarmos as 56 mil inscrições nesses anos todos, dá uma média de R$ 440 milhões investidos pelas agências brasileiras”.

Marcelo Bruzzesi, ECD para a área Latam da BETC Havas, estará presente pelo segundo ano seguido na área Direct Lions. Em sua opinião, o digital elevou essa competição para um patamar mais 360 graus, bem diferente da era call to action.

“É uma experiência muito grande. Vai além da coletividade para ajudar os brasileiros nos prêmios. O aprendizado é que vale. Todo mundo inscreve em Direct, porque ela não é mais nichada, abriga tudo. Mesmo o que que não ganha Leão contribui para aprendizados", diz Bruzzesi.