A ação desenvolvida pela agência VML Internacional propõe que o público converse sobre na saúde das mamas

Com a chegada do Outubro Rosa, a causa da atenção ao Câncer de Mama da Avon contará com uma ação para estimular a reflexão de que o mais importante é cuidar da saúde das mamas, e não as opiniões sobre os aspectos físicos. A campanha foi desenvolvida pela agência VML Internacional, e além do Brasil será divulgada simultaneamente em diversos países da América Latina como Argentina, Colômbia, Chile, Peru e Equador.

Uma série de imagens em formato de carrossel com dados e declarações em tom provocativo sobre o assunto será apresentada enquanto aborda temas indispensáveis sobre o cuidado com a saúde das mamas. Para fortalecer as publicações, serão expostas algumas frases baseadas em comentários negativos sobre as mamas encontrados nas redes sociais, como, por exemplo: “Que peito nojento”, “Tirou o peito para aparecer”, “Menos de 30 e com o peito cheio de estrias”, entre outras.

O objetivo é incentivar o cuidado com a saúde das mamas e valorizar a opinião médica, ou seja, de um especialista no tema.

Panorama do Câncer de Mama

O Panorama do Câncer de Mama, estudo realizado pelo Instituto Avon, e incorporado pelo Instituto Natura, em julho deste ano em parceria com o Observatório de Oncologia, mostra que o câncer de mama causou mais de 19 mil mortes no Brasil em 2022, representando um aumento de 5,5% em comparação a 2021. Para 2023, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estimou 73 mil novos casos, um aumento de 10,6% em relação ao ano anterior. Além disso, espera-se que haja 704 mil novos casos anuais entre 2023 e 2025.

Através das redes, a campanha disponibilizará vídeos com convidadas especiais que compartilharão informações relevantes sobre direitos das mulheres, saúde das mamas, cuidados paliativos, entre outras informações sobre câncer de mama.

Os Institutos revelaram ao propmark que além de divulgar dados inéditos, como o Índice de Conscientização e a atualização do Panorama de Atenção ao Câncer de Mama, a campanha contará com uma landing page exclusiva com informações e materiais como os guias “Jornada das Mamas” e “Câncer de Mama”, que trazem orientações sobre sintomas, direitos das pacientes e cuidados com a saúde das mamas. A página também deixará disponível um mapa com as datas e locais das Carretas da Mamografia, projeto do Hospital de Amor.

“Queremos mostrar para a nossa rede de Consultoras de Beleza e para o público em geral que #EstarComElas é uma chamada para cuidarmos de nós mesmas e de todas as mulheres, aproveitando esse período do ano em que muitas pessoas estão falando sobre as mamas, lembrar que devemos mudar o foco da conversa da crítica à estética das mamas ao cuidado com a saúde delas. Queremos chamar atenção para o que realmente importa e mostrar que essas mulheres não estão sozinhas” explica Daniela Grelin, Diretora Executiva de Direitos e Saúde das Mulheres e Comunicação Institucional do Instituto Natura.

Em sua 11ª edição, o já tradicional Giro Pela Vida, evento idealizado pela Avon para promover a conscientização sobre o câncer de mama, será destinado às Consultoras de Beleza, Líderes e Gerentes das cidades de Arapiraca (AL), no dia 17 de outubro, e Goiânia (GO), em 30 de outubro