A ação desenvolvida pela agência VML Internacional propõe que o público converse sobre na saúde das mamas

Com a chegada do Outubro Rosa, a causa da atenção ao Câncer de Mama da Avon contará com uma ação para estimular a reflexão de que o mais importante é cuidar da saúde das mamas, e não as opiniões sobre os aspectos físicos. A campanha foi desenvolvida pela agência VML Internacional, e além do Brasil será divulgada simultaneamente em diversos países da América Latina como Argentina, Colômbia, Chile, Peru e Equador.

Uma série de imagens em formato de carrossel com dados e declarações em tom provocativo sobre o assunto será apresentada enquanto aborda temas indispensáveis sobre o cuidado com a saúde das mamas. Para fortalecer as publicações, serão expostas algumas frases baseadas em comentários negativos sobre as mamas encontrados nas redes sociais, como, por exemplo: “Que peito nojento”, “Tirou o peito para aparecer” e “Menos de 30 e com o peito cheio de estrias”, entre outras.

O objetivo é incentivar o cuidado com a saúde das mamas e valorizar a opinião médica, ou seja, de um especialista no tema.

Panorama do Câncer de Mama

O Panorama do Câncer de Mama, estudo realizado pelo Instituto Avon, e incorporado pelo Instituto Natura, em julho deste ano em parceria com o Observatório de Oncologia, mostra que o câncer de mama causou mais de 19 mil mortes no Brasil em 2022, representando um aumento de 5,5% em comparação a 2021. Para 2023, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estimou 73 mil novos casos, um aumento de 10,6% em relação ao ano anterior. Além disso, espera-se que haja 704 mil novos casos anuais entre 2023 e 2025.

Através das redes, a campanha disponibilizará vídeos com convidadas especiais que compartilharão informações relevantes sobre direitos das mulheres, saúde das mamas e cuidados paliativos, entre outras informações sobre câncer de mama.

Os Institutos revelaram ao propmark que além de divulgar dados inéditos, como o Índice de Conscientização e a atualização do Panorama de Atenção ao Câncer de Mama, a campanha contará com uma landing page exclusiva com informações e materiais como os guias “Jornada das Mamas” e “Câncer de Mama”, que trazem orientações sobre sintomas, direitos das pacientes e cuidados com a saúde das mamas. A página também deixará disponível um mapa com as datas e locais das Carretas da Mamografia, projeto do Hospital de Amor.

“Queremos mostrar para a nossa rede de consultoras de beleza e para o público em geral que #EstarComElas é uma chamada para cuidarmos de nós mesmas e de todas as mulheres, aproveitando esse período do ano em que muitas pessoas estão falando sobre as mamas, lembrar que devemos mudar o foco da conversa da crítica à estética das mamas ao cuidado com a saúde delas. Queremos chamar a atenção para o que realmente importa e mostrar que essas mulheres não estão sozinhas”, explica Daniela Grelin, diretora-executiva de direitos e saúde das mulheres e comunicação institucional do Instituto Natura.

Em sua 11ª edição, o já tradicional 'Giro Pela Vida', evento idealizado pela Avon para promover a conscientização sobre o câncer de mama, será destinado às consultoras de beleza, líderes e gerentes das cidades de Arapiraca (AL), no dia 17 de outubro, e Goiânia (GO), em 30 de outubro