Pesquisa da Kidscorp entrevistou 9.612 jovens brasileiros de 3 a 18 anos no último ano
Um estudo da Kidscorp, realizado no ano passado, determinou as marcas favoritas de crianças e jovens de 3 a 18 anos. Além disso, apontou as tendências de consumo e a influência que esse público exerce na tomada de decisão de compra das famílias.
Um dos pontos apresentados foi que 55% dos menores de 18 anos exercem grande influência nas decisões de compra de suas famílias.
Se o objetivo da marca for aproximar-se do consumidor — que, neste caso, é o jovem —, os anúncios são uma forma eficaz de alcançar esse público. O estudo apontou que, após assistirem a um anúncio, 52% dos entrevistados afirmam se sentir mais próximos da marca, seja buscando mais informações ou demonstrando maior predisposição a falar sobre ela.
Categorias mais populares
O entretenimento lidera em todas as faixas etárias até os 12 anos (27%). No entanto, entre adolescentes de 13 a 18 anos, a categoria perde espaço para tecnologia (19%) e tênis (18%), ocupando o terceiro lugar.
Na análise histórica de 2021 a 2024, o entretenimento sempre esteve no topo, exceto em 2022, quando a categoria de tênis assumiu a liderança.
As marcas mais queridas
A Nike lidera como marca favorita, superando a Adidas, que aparece em quarto lugar, empatada com a Coca-Cola. O jogo Roblox ocupa a terceira posição. Já o YouTube divide o topo do ranking com a Nike.
As marcas que se destacam tanto em favoritismo quanto em confiança formam o chamado Golden Square, que inclui: Adidas, Coca-Cola, YouTube e Nike.
Por segmento:
• Plataformas de streaming preferidas: Netflix é a favorita geral (63%), seguida pela plataforma Disney+ (25%), destaque entre as menina. O Prime Video (13%) completa o pódio em terceiro lugar.
• Games: Roblox (35%), Minecraft (20%) e Garena Free Fire (17%) dominam entre os jovens de 6 a 12 anos.
• Calçado esportivo: Nike (24%) lidera entre meninas, enquanto Adidas (20%) é mais popular entre meninos. A marca brasileira de calçados Olympikus (13%) garantiu o terceiro lugar.
• Refrigerantes: Coca-Cola segue na liderança pelo quarto ano consecutivo (39%), com Coca-Cola Zero em segundo (11%) e Guaraná Antarctica em terceiro (6%).
• Biscoitos: Bauducco (19%) e Oreo (17%) reduzem a diferença na preferência, seguidos por Passatempo (12%).
• Snacks: Doritos (24%) é o favorito, seguido por Cheetos (16%) e Ruffles (15%), que se destaca entre os pré-adolescentes.
• Chocolates: O setor não tem um líder absoluto, todas as marcas possuem uma diferença de 2 p.p. com a Nestlé à frente, seguida por Cacau Show e Garoto. A Cacau Show se destaca entre consumidores de maior poder aquisitivo.
• Fast-food: McDonald’s domina com 45%, superando Burger King (23%) e Subway (8%).