Levantamento da Rcell ainda diz que 56% dos entrevistados consideram o WhatsApp uma ferramenta valiosa para promover ofertas

Pesquisa realizada pela Rcell com as principais varejistas regionais de 13 estados brasileiros revelando a importância das ações de marketing para maximizar os resultados durante a Black Friday ou Black November, como ficou mais conhecido o mês de ofertas. Segundo o levantamento, 100% dos participantes destacaram a presença nas redes sociais como um passo fundamental para promover as ofertas nesse período. Enquanto 56% consideram o WhatsApp uma ferramenta valiosa, 25% preferem apostar no e-mail marketing.

De acordo com o estudo, 87% das empresas ouvidas investem na comunicação em seus sites como principal meio de promoção durante a Black Friday. O Instagram tende a ser utilizado por 81%, seguido pelo WhatsApp, com 75%. O Facebook também tem forte presença, sendo utilizado por 62% das empresas, enquanto o e-mail marketing por 56% dos participantes entrevistados. Plataformas como YouTube e TikTok estão ganhando espaço e já estão presentes nas estratégias de 31% e 25% das empresas, respectivamente.

Quando perguntadas sobre a medição da satisfação do cliente durante a Black Friday, 56% das empresas afirmaram que utilizam pesquisas de satisfação e feedbacks diretos para esse propósito, enquanto 43,8% não fazem essa medição.

Ainda segundo o levantamento, na comparação entre a Black Friday de 2022 e 2023, as empresas observaram um aumento na participação das vendas online e no ticket médio das compras realizadas. Para manter o engajamento dos clientes ao longo do ano após a Black Friday, as empresas utilizaram estratégias como telemarketing ativo para novas ofertas, CRM para gestão de relacionamento e WhatsApp para comunicação direta.

"A Black November deste ano é a grande oportunidade para os varejistas brasileiros, tanto para aumentar suas receitas, quanto para reforçar suas marcas no mercado. As expectativas positivas predominam, e os dados que coletamos mostram que, com planejamento estratégico e uso eficiente das ferramentas de marketing, o varejo pode alcançar resultados expressivos nesta data tão aguardada", diz Alexandre Della Volpe Elias, CMO do Grupo Rcell.

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