A pesquisa, produzida pela Globo, entrevistou 1.500 usuários de internet, de 16 anos ou mais, das classes A, B e C
Os realities shows fazem parte da vida de 6 em cada 10 brasileiros, segundo o estudo “Reality à brasileira”, produzido pela Globo e disponível na Plataforma Gente.
A pesquisa entrevistou 1.500 usuários de internet, de 16 anos ou mais, das classes A, B e C, para entender mais sobre o fenômeno que gera engajamento, movimenta as redes sociais e impacta estratégia de marcas.
Neste público, 64% são mulheres e 54% são homens, das classes AB (63%) e C (57%). A pesquisa também destaca que, para 87% dos entrevistados, o Big Brother Brasil é o programa mais associado ao gênero reality show.
Entre as categorias de reality com maior interesse do público, se destacam temáticas focadas em confinamento (61%), culinária (47%), resistência (31%), música (29%) e relacionamentos amorosos (25%).
Entre os que assistem reality, 59% afirmam que ‘se interessam por realities que mostram a vida de pessoas desconhecidas’; 58% acreditam que ‘realities são uma possibilidade de melhorar de vida’; 57% acham que ‘realities shows do Brasil representam a diversidade brasileira’ e 47% torcem por ‘pessoas da mesma região e estado’.
Além disso, 29% dos entrevistados topariam participar de um reality show por motivos que envolvem ‘ganhar dinheiro/ficar rico’ (62%); ‘ajudar a família’ (55%); ‘experimentar coisas novas’ (46%); ‘se desafiar’ (44%) e ‘comprar uma casa própria’ (31%).