Inteligência emocional, por exemplo, continua como a líder do ranking; pesquisa ouviu quase 2 mil lideranças brasileiras

A inteligência emocional lidera o ranking das competências essenciais para os líderes do futuro, segundo estudo ‘Competências dos líderes do futuro’ divulgado pela Grou, HR Tech especializada em gestão comportamental.

O levantamento analisou mais de 1.800 perfis de lideranças brasileiras, a partir de dados coletados por meio do assessment PDA (Personal Development Analysis), plataforma global usada para mapear talentos e identificar tendências de comportamento profissional.

Além da inteligência emocional, definida como a habilidade de gerenciar as próprias emoções e as dos outros de forma estratégica, outras competências que compõem o perfil de liderança do futuro são: autoconfiança, empatia, disciplina e comunicação assertiva.

Em segundo lugar, aparece a autoconfiança, característica que impulsiona a tomada de decisões e inspira a equipe. Já a empatia, em terceiro, destaca a importância de um olhar atento e sensível ao estado emocional do time, mesmo diante das pressões do dia a dia.

Na quarta posição está a disciplina, considerada a base para o desenvolvimento de qualquer outra habilidade.

De acordo com Mariana Uebel, CEO da Grou o ponto de partida para qualquer liderança é o autoconhecimento. “O autoconhecimento é prática e não dom. É uma estratégia de curto, médio e longo prazo e a análise preditiva alia tecnologia e comportamento para iluminar as tendências naturais do indivíduo, identificar motivadores e estilo de liderança”, explica.

Voltado a gestores que atuam em times e contextos diversos, o relatório mostra que as ‘soft skills' serão indispensáveis para o mercado.

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