O Nubank lidera a lista com um score de 792, impulsionado pela expansão internacional

Um estudo divulgado pela Timelens, consultoria do ecossistema FutureBrand, revelou as 30 marcas mais à prova de futuro no Brasil. Segundo o 'Future-Proof Score 2024', Nubank, Netflix, Mercado Livre, Amazon e Itaú são as cinco primeiras que se destacam por manter-se fiel ao propósito – veja o ranking completo abaixo.

O estudo mapeou mais de 889 marcas levando em conta aspectos como relevância digital, sustentabilidade e capacidade de criar conexões emocionais com os consumidores.

A análise, que combina métodos quantitativos e qualitativos, avalia as marcas em componentes digitais e físicos a partir do entendimento da marca nas lentes de propósito e experiência. O estudo analisou mais de 22,1 bilhões de buscas no Google BR, 285 milhões de menções espontâneas nas redes sociais; 38,8 milhões de menções em notícias.

O Nubank, por exemplo, lidera a lista com um score de 792, impulsionado pela expansão internacional e capacidade de oferecer uma experiência consistente e inovadora aos clientes. A fintech se consolidou como a maior plataforma de serviços financeiros fora da Ásia, com 105 milhões de clientes.

Quanto aos setores mapeados, o de bens de consumo continua a ser o mais representado no ranking, com 10 marcas, seguido pelo varejo [8 marcas] e serviços [4 marcas].

Empresas como Natura e O Boticário destacam-se pelo compromisso com sustentabilidade e inovação, enquanto as de tecnologia, como Apple, Microsoft e Google, continuam a moldar o futuro com avanços em inteligência artificial e realidade aumentada.

A análise também revela que as marcas que mais desafiam suas categorias são aquelas que investem em inovação tecnológica e na construção de uma visão de longo prazo.

Mercado Livre e Amazon, por sua vez, se destacam pela capacidade de se adaptar rapidamente às mudanças do mercado, oferecendo experiências únicas e altamente personalizadas para os consumidores.

Por fim, o estudo também observa as marcas que tiveram maior crescimento em relação à edição de 2021. Embora a variação média do ranking de 2024 tenha sido de 1,3%, o que indica uma relativa estabilidade, algumas se mostraram mais empenhadas no compromisso com a declaração de propósito e engajamento frente ao consumidor, neste ano.

# 

Marcas 

Setor 

Score 2024 

Variação 2024/2021 

1

Nubank 

Financeiro 

792 

1% 

2

Netflix 

Serviços 

773 

2% 

3

Mercado Livre 

Varejo 

755 

7% 

4

Amazon 

Varejo 

747 

6% 

5

Itaú 

Financeiro 

743 

12% 

Natura 

Bens de consumo 

742 

-8% 

7

Apple 

Tecnologia 

723 

8% 

Microsoft 

Tecnologia 

711 

4% 

Google 

Tecnologia 

710 

6% 

10 

iFood 

Serviços 

706 

-3% 

11 

Adidas 

Bens de consumo 

689 

3% 

12 

Spotify 

Serviços 

688 

4% 

13 

Samsung 

Tecnologia 

680 

-3% 

14 

McDonald's 

Bens de consumo 

670 

1% 

15 

Magazine Luiza 

Varejo 

665 

-9% 

16 

C&A 

Varejo 

663 

-5% 

17 

Renner 

Varejo 

662 

-2% 

18 

Burger King 

Bens de consumo 

660 

2% 

19 

Coca-Cola 

Bens de consumo 

658 

-1% 

20 

Redbull 

Bens de consumo 

657 

21 

O Boticário 

Bens de consumo 

656 

NOVA 

22

Nestlé 

Bens de consumo 

655 

3% 

23 

Brastemp 

Bens de consumo 

654 

1% 

24 

Shopee 

Varejo 

653 

NOVA 

25

Porto Seguro 

Serviços 

651 

NOVA 

26 

Hering 

Varejo 

643 

NOVA 

27 

Skol 

Bens de consumo 

640 

2% 

28 

Shein 

Varejo 

639 

NOVA 

29 

Banco do Brasil 

Financeiro 

638 

NOVA 

30 

Petrobras 

Energia 

636 

NOVA 

Estreantes
Outro ponto que se destaca no estudo são as novas empresas entrantes no ranking de 2024. A inserção reflete uma diversidade de setores, com marcas tradicionais como Banco do Brasil e Petrobras, que mantêm e aprimoram sua relevância para o público ao fortalecerem seus pilares essenciais.

Por outro lado, Hering, O Boticário e Porto Seguro estão se reinventando, transformando seu legado em estratégias focadas na experiência do cliente. Já as asiáticas Shopee e Shein, recém-chegadas ao mercado, rapidamente construíram relevância com estratégias diferenciadas e forte experiência de consumo.

(Crédito: Foto de Alex wong na Unsplash)