Executiva contou também que a marca busca estar em contato com o público que, segundo ela, 'não se restringe aos jovens'

A Motorola vem investindo no fortalecimento da marca no segmento premium, por isso, desenhou estratégia que, segundo Renata Altenfelder, diretora-executiva global de branding da Motorola Mobility, busca estar sempre em contato com seu público, que não se restringe apenas ao jovem.

Segundo ela, a marca é para todos. “Nesse processo, além dos nossos canais tradicionais de conversa, realizamos pesquisas em diferentes países, que nos mostraram os valores atribuídos à marca Motorola, como confiança e proximidade, além de nos dar insights para a retomada do mercado premium”.

A executiva fala também da mudança do consumidor. Veja detalhes desta entrevista a seguir.

Revisão
A Motorola está constantemente pesquisando tendências e comportamentos para melhor entender as necessidades de nossos consumidores, assim como identificar novas oportunidades. Como parte deste processo, nos últimos dois anos, trouxemos elementos que nos conectam ainda mais com os nossos consumidores, desde a revisão da nossa identidade visual, passando pelo lançamento da plataforma Power to Empower e a retomada do mercado premium.

Pesquisa
Estamos sempre em contato com o nosso público, o que nos permite responder a suas necessidades e adaptar nossos materiais de acordo com elas. Nesse processo, além dos nossos canais tradicionais de conversa, realizamos pesquisas em diferentes países (Brasil, México, China, Itália e Índia), que nos mostraram/confirmaram os valores atribuídos à marca Motorola, como confiança e proximidade, além de nos dar insights para a retomada do mercado premium e para a criação da plataforma PTE.

Renata Altenfelder: 'Foco do investimento segue a realidade de cada mercado, mas sempre conectado às últimas inovações'

Relação
Comprovamos também que as pessoas têm uma relação muito especial com a tecnologia e isso evoluiu após a pandemia. Neste período, a tecnologia permitiu que as pessoas se conectassem, estudassem e trabalhassem enquanto não podiam sair de suas casas. Iniciativas de relacionamento que davam suporte às pessoas; ensinando e dando dicas de como melhor usar a tecnologia foram essenciais neste momento.

Mundo paralelo
Mas o mundo não é apenas virtual e em paralelo a este desenvolvimento trabalhamos o lançamento das motostores, lojas próprias da Motorola que trazem um conceito diferenciado, seguindo as últimas tendências de experiências em ponto de venda como IA e o lançamento da primeira fragrância desenvolvida para uma marca de tecnologia.

Investimentos
Investimos em diferentes áreas, sempre buscando o melhor entendimento do nosso consumidor, além da identificação de tendências e oportunidades de fortalecer ainda mais nosso relacionamento com clientes. O foco do investimento segue a realidade de cada mercado, mas sempre conectado às últimas inovações.

Para todos
Não pensamos em idade e sim em atitude. A marca existe para todas as pessoas que veem a tecnologia como uma ferramenta de conexão, aprendizagem e mudança. É sobre um mindset conectado no mundo de hoje. Os jovens se identificam mais com esta proposta, pois ela foi inspirada nos valores da nova geração, mas não foi desenvolvida apenas para ela.

Comportamento
Um consumidor que conhece tecnologia, que pesquisa sobre features e benefícios para encontrar aquele produto que melhor atenda a sua necessidade. Mas, o mais importante, é um consumidor que vai além do produto; ele se preocupa em consumir marcas que sejam fiéis a seus princípios e valores de um mundo mais diverso ese preocupem em adotar ações de preservação e recuperação do meio ambiente. De uma forma geral, nos últimos anos, o consumo de conteúdo via smartphone vem crescendo e as redes sociais trouxeram para a comunicação uma linguagem mais orgânica e real.

Lançamentos
A família Edge busca sempre ir além do óbvio, trazendo o último em tecnologia e tendências de design e comportamento. Neste último lançamento, vocês vão encontrar o Motorola Edge 30 Ultra, que traz o maior sensor de câmera da indústria (200MP), além de carregamento ultrarrápido de 125 W e o processador Snapdragon 8 Gen 1, o mais avançado no mercado atualmente. O Motorola Edge 30 Fusion tem um design sofisticado com uma tela OLED curva e Dolby Stereo System, que traz uma experiência imersiva de entretenimento para todos os usuários. Já o Motorola Edge 30 Neo é um produto compacto, que não compromete em especificações e para completar traz nossa primeira linha em parceria com a Pantone. Com essa parceria na categoria, teremos acesso em primeira mão as tendências de design e seus impactos no desenvolvimento de produtos, incluindo escolha das cores, acabamentos e materiais utilizados em nossos produtos.