O evento aconteceu nos dias 25 e 26 de fevereiro em São Paulo
Nos dias 25 e 26 de fevereiro, o Hotel Pullman Ibirapuera, em São Paulo, foi palco do Sponsors Brasil 2025 – Encontro Nacional de Gestão de Patrocínios, o maior evento do setor no país. Organizado pela APBR, o encontro reuniu mais de 300 profissionais, incluindo executivos, especialistas e líderes do mercado, para debater tendências, estratégias e inovações no universo dos patrocínios.
A programação contou com 21 palestras e painéis, além de 17 sessões de mentoria, envolvendo 62 palestrantes e mentores renomados.
"O Sponsors Brasil foi um sucesso. E para nós da APBR foi uma satisfação poder realizar este encontro. Temos um ano e meio como associação e acredito que a gente vem fazendo um trabalho relevante pelo tamanho e relevância das marcas que estavam em nosso evento. São empresas que acreditam em nosso trabalho, em nosso projeto que é elevar o mercado de patrocínio ao status que ele merece", destacou Adauto Gudin, Presidente da APBR.
Programação diversificada
Um dos destaques do evento foi a palestra internacional "Como Mensurar Resultados em Patrocínios? O Caminho Mais Curto para o ROI é o ROO", conduzida por Paul Pednault, CEO e fundador da Sponsorium International.
“Fiquei impressionado com a qualidade da organização. O Brasil está em um momento de crescimento em termos de atividades de patrocínios e vemos uma tendência futura positiva com governos e setor privado. Estamos no Brasil há muito tempo, muitos anos, e eu diria que 2025 é um ano realmente muito bom para atividades do setor de patrocínio por todo o Brasil”, afirmou Paul Pednault.

Outro destaque do evento foi a apresentação de Samuel Lloyd, diretor comercial da Urbia Parques, que explorou o potencial dos patrocínios na promoção da sustentabilidade e preservação ambiental, destacando a gestão da concessão do Parque do Ibirapuera como um case de sucesso.
Já Camila Valverde, diretora executiva da Fundação ArcelorMittal, trouxe uma perspectiva sobre o investimento social e os patrocínios da empresa.
Painéis temáticos e mentorias práticas
Os painéis temáticos foram destaque no Sponsors Brasil 2025, promovendo discussões aprofundadas com grandes nomes das áreas de esporte, cultura e responsabilidade social.
No painel “Patrocínio no Esporte: O poder da emoção, alcance e mobilização do esporte”, participaram a Secretária de Esportes do Estado de São Paulo, Cel. Helena Reis, Roque Mendes, Business Director da Vicar, Vinícius Bastiani, Gerente de Patrocínio Esportivo da Petrobras, e Eduardo Leite, sócio-diretor do Grupo Kleffer. Durante o debate, Cel. Helena Reis reforçou a importância do patrocínio para o desenvolvimento esportivo:
“Patrocínio é essencial para o desenvolvimento do esporte, seja para os atletas, clubes, federação e, também, como política pública. Este evento é importante pois coloca junto diversos atores que atuam nessa área, sejam possíveis investidores, equipes marketing, e de projetos que querem ter algum ipod e patrocínio. Essa união e troca de experiências pude perceber que foi muito valiosa e com certeza daqui vão surgir novas ideias e iniciativas”, afirmou Cel Helena Reis.
O painel “Como as marcas podem utilizar o audiovisual para potencializar seus patrocínios” trouxe à tona o papel estratégico do audiovisual em projetos patrocinados. Gabriela Desire, consultora de projetos de infraestrutura do BTG Pactual, Iara Cardoso, CEO do Grupo Storm, e Juliano Rossi Machado, vice-presidente de marca da RAM América do Sul, discutiram como proponentes e patrocinadores podem colaborar para maximizar resultados e engajamento.
No âmbito social, o painel “A importância do Patrocínio Social alinhado aos objetivos de marca” contou com as contribuições de Renato Politi, da Sponsorium América Latina, Laís Musetti, da Braskem, e Tatiana Bizzi, do Instituto Alcoa.
Além desses temas, o evento também abordou questões relevantes sobre cultura, eventos e regulamentação de casas de apostas, ampliando o escopo das discussões e reforçando o papel do patrocínio como ferramenta estratégica em diferentes contextos.

O painel "Patrocínio na Cultura: A sinergia entre produtores, patrocinadores e público" trouxe à tona discussões sobre o impacto cultural dos patrocínios. No palco, estiveram Andréa de Araújo Nogueira, gerente do Centro de Pesquisa e Formação do SESC São Paulo, Alexandre Gidaro, gerente de Filial SP da Caixa Cultural, e Vander Lins, coordenador de programação cultural e projetos especiais da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, que compartilharam suas experiências sobre como os patrocínios podem fortalecer a cultura e engajar o público de forma sustentável.
No setor de eventos, o painel “Patrocínio em Eventos e Live Marketing: Estratégias, Tendências” reuniu nomes do segmento, como Paulo Octavio de Almeida, diretor-presidente da UBRAFE, Andrea Rizzi, head team Deal da Red Door Agency, Gianna Toni, special projects and partnerships manager da Francal, Marcelo Oliva, head comercial de eventos da EQUI Investimentos, e Eduardo Frezarin, co-founder e CEO da YAZO. O painel abordou as mais recentes estratégias e tendências do live marketing, discutindo como os eventos podem se beneficiar de patrocínios para gerar experiências impactantes.
Prêmio Patrocínio Brasil 2025
No dia 26 de fevereiro, o Sponsors Brasil 2025 encerrou a programação com a realização da 1ª edição do Prêmio Patrocínio Brasi. Os parâmetros de julgamento do foram totalmente baseados em valores de patrocínio e estruturados pela tecnologia da Sponsorium, garantindo um processo objetivo e parametrizado.
A cerimônia premiou marcas, profissionais e projetos que se destacaram no mercado brasileiro ao longo do último ano, abrangendo áreas como esporte, cultura, entretenimento, eventos corporativos e responsabilidade social.
“Foi muito bom para a Sponsorium participar do primeiro prêmio de patrocínio do Brasil. Compartilhar nossa experiência internacional só foi possível graças ao profissionalismo do Presidente da APBR e de toda a diretoria. Continuamos juntos apoiando o crescimento de uma entidade tão importante para o setor”, afirmou Renato Politi, head de desenvolvimento de negócios para América Latina da Sponsorium.