Diretor nacional de marketing da emissora, também premiada, foi eleito como Profissional de Veículo do Ano no Prêmio Melhores do propmark e celebra as conquistas de 2025

Fabiano Freitas, diretor nacional de marketing da Record, encerra 2025 como o Profissional de Veículo do Ano no Prêmio Melhores do propmark. Na mesma premiação, a Record venceu na categoria TV Aberta, nomeações que, segundo o executivo, são resultado de um conjunto de movimentos estratégicos que fortaleceram o posicionamento da emissora e ampliaram sua presença junto a anunciantes, agências e ao público.

Em tom de comemoração, o diretor destaca que o reconhecimento também reforça a importância da cultura interna construída ao longo dos últimos anos e avalia que a conquista é resultado de um planejamento contínuo. “Várias ações foram determinantes para essa conquista. Em poucas palavras, posso afirmar que nossa estratégia de reposicionamento deu muito certo e mudou a percepção do mercado com relação à Record, que tem elementos tangíveis e intangíveis que compõem e fortalecem a marca”, explica.

Segundo ele, esse processo envolveu diferentes frentes, como as campanhas do futebol, as superproduções bíblicas, o ‘Acerte ou Caia’, os projetos do jornalismo, iniciativas institucionais voltadas à geração Z e a virada da plataforma de streaming com a mudança de PlayPlus para RecordPlus. “Não foi uma ação isolada, foi um conjunto de ações programadas, foi planejamento”, resume ele.

Fabiano Freitas, diretor nacional de marketing da Record: “Posso afirmar que nossa estratégia de reposicionamento deu muito certo” | Imagem: Antonio Chahestian/Divulgação

Ao comentar o impacto da premiação, Fabiano fala que ela também aponta para o momento da mídia brasileira. “Este prêmio reforça a importância da inovação na forma de comunicar e simboliza a vitalidade da TV aberta no país, que continua sendo uma plataforma de impacto, credibilidade, escala e relevância cultural, e isso não vai parar. A TV agora é multiplataforma, ela está mais forte do que nunca!”, declara ele.

Trajetória

Com quase três décadas de atuação no grupo, o diretor de marketing lembra que sua carreira foi marcada pela diversidade de mercados e desafios. Ele passou pelas praças de Florianópolis, Rio Preto, Ribeirão Preto, Salvador, Porto Alegre, Belo Horizonte e Rio de Janeiro antes de chegar ao cargo atual em São Paulo, no qual está há três anos. “Trago de cada lugar bagagem, aprendizados e experiências. Acredito muito que desses 6 mil votos que recebi boa parte venha de profissionais destes mercados”, observa.

Freitas admite que a vitória o surpreendeu. “Chegar em São Paulo, o maior e mais importante mercado do país, e receber este prêmio me deixou de verdade muito surpreso, eu não esperava”, revela. Ele aproveita o momento para agradecer aos colegas.

Leia a íntegra da reportagem na edição impressa de 1 de dezembro.