Campeã da categoria Profissional de Criação no Prêmio Melhores do propmark, executiva da BETC Havas convoca esforços para formar novas líderes na publicidade nacional
Trabalhar na propaganda nunca foi uma convicção para Sophie Schönburg. Ocorreu com a entrada no curso de publicidade da Fundação Armando Alvares Penteado (Faap), em São Paulo. Mas a criação sempre foi uma certeza.
“Impossível meu olho não brilhar quando vi que era na criação que se contavam histórias. Pareceu, naquela época, um verdadeiro parque de diversão para mim”, lembra a vice-presidente de criação da BETC Havas, vencedora da categoria Profissional de Criação. Sophie acumula prêmios conquistados também com trabalhos nos principais festivais nacionais e internacionais.
Hoje aos 55 anos, a executiva recebe a homenagem concedida pelo propmark como um reconhecimento pela jornada iniciada desde o estágio na W/Brasil, aos 18 anos de idade.
“Fiquei muito honrada e, principalmente, feliz. Ser indicada já foi lindo. Contar com os votos do mercado significa que devo estar fazendo direito. Acho que foi a minha trajetória mesmo, já se vão mais de 30 anos trabalhando no que amo fazer. Essa paixão pela comunicação fica impressa no que eu faço”, declara.

Escolhas
O começo da carreira de Sophie foi determinante para as escolhas que viriam a seguir. Os 19 anos vividos na Almap, por exemplo, ajudaram a consolidar os rumos de sua formação profissional. “E sair de lá para encarar um desafio completamente diferente, que foi assumir a Pereira O’Dell, também influenciou demais a profissional que sou hoje”, recorda.
Como não podia ser diferente, Washington Olivetto e todo o time da W/Brasil, além de Marcello Serpa, inspiraram decisões, ao lado de pessoas que dividiam a criação com Sophie.
“Meus filhos, quando crianças, também foram uma fonte inesgotável de inspiração. Não há nada mais fértil do que a cabeça de uma criança”, pontua. Sophie sempre trabalhou no Brasil, mas teve experiências internacionais nas redes pelas quais passou, como BBDO e McGarryBowen.
Leia a íntegra da reportagem na edição impressa de 1 de dezembro.