De acordo com o Conscious Luxury Trends Report, 79% dos clientes da plataforma adotaram comportamentos mais sustentáveis em 2021
A Farfetch Limited publicou a segunda versão do Relatório Anual de Tendências de Luxo Consciente, que apontou que os clientes da plataforma que compraram um produto da Conscious Collection em 2021 aumentaram 60%, em relação ao ano anterior.
Em resumo, o Conscious Luxury Trends Report revelou que os consumidores de luxo estão consumindo de forma mais responsável e que as marcas da plataforma estão respondendo à crescente demanda, consolidando e aumentando os compromissos para melhorar o impacto sobre as pessoas, o planeta e os animais.
De acordo com o estudo, 79% dos clientes da Farfetch afirmaram terem adotado um ou mais comportamentos mais sustentáveis, sendo um deles a compra de produtos de luxo por acreditarem que essas marcas são mais sustentáveis que fast fashions, além de terem uma maior qualidade e consequentemente, sejam mais duradouras.
"Os dados deixam claro que o apetite do consumidor por formas mais conscientes e circulares de se envolver com a moda continua a crescer, e que as marcas estão respondendo às oportunidades que essa tendência apresenta", afirmou Thomas Berry, Diretor Sênior de Negócios Sustentáveis, Farfetch.
O levantamento também apontou que a venda de produtos conscientes cresceu 1.8x mais rápido do que a média do mercado, em relação a 2021, e que as buscas por termos Conscientes na plataforma aumentaram 93% em relação ao ano anterior. O uso do filtro Conscientes no site da Farfetch e no app aumentou 29% ano contra ano.
Além disso, a pesquisa também apontou uma tendência de moda circular no mundo fashion: 22% dos entrevistados afirmaram que, nos últimos 12 meses, começaram a vender os artigos que não usavam mais, 20% afirmaram que doaram um artigo de moda usado no último ano e 13% disseram que repararam algum dos seus itens.
Na lista de marcas e boutiques da plataforma, 220 delas são bem classificadas pela Good On You, um aumento de 13% em relação ao ano anterior, e a quantidade de produtos conscientes fornecidos pela rede cresceu 40% ano contra ano.
O Conscious Luxury Report faz parte do Positively Farfetch, pilar que trabalha para incentivar a comunidade de criadores, curadores e consumidores, além da indústria como um todo, a consumir de forma mais consciente.