Estudo projeta recorde em vendas e destaca avanço das categorias de saúde, esporte & lazer, automotivo e beleza

O e-commerce brasileiro deve alcançar um faturamento de R$ 11 bilhões durante a Black Friday 2025, segundo levantamento da Neotrust, empresa de inteligência de dados do varejo digital. O valor representa alta de 17% em relação ao mesmo período do ano passado, considerando o intervalo de quinta-feira (26) a domingo (30) de novembro.

As categorias com maior expectativa de crescimento percentual são saúde, esporte & lazer, automotivo e beleza & perfumaria. Em termos de participação no faturamento total, eletrodomésticos, eletrônicos e smartphones devem seguir como os principais segmentos, somando mais de um terço das vendas do período.

Alta impulsionada pelo setor de saúde

O relatório destaca o avanço da categoria de saúde, que registrou crescimento de 72% entre janeiro e setembro de 2025. O desempenho foi impulsionado principalmente pelas vendas de canetas emagrecedoras, que somaram 2,34 milhões de unidades e R$ 3,01 bilhões em faturamento — 4,9 vezes acima do volume registrado nos nove primeiros meses de 2024.

A Neotrust aponta que o tíquete médio desse público foi de R$ 522, valor 24% superior ao dos demais consumidores online no mesmo período.

E-commerce em 2025

De janeiro a setembro deste ano, o comércio eletrônico movimentou R$ 282,6 bilhões, crescimento de 18% em comparação ao mesmo período de 2024. O número de pedidos chegou a 934,5 milhões, alta de 23,2%.

Para Léo Homrich Bicalho, head de negócios da Neotrust, a Black Friday permanece como a principal data de vendas do ano. “Apesar de identificarmos no decorrer do ano o aumento de campanhas sazonais estimuladas por datas duplas internacionais, como o 10/10 e o 11/11, a Black Friday é o período mais esperado pelos consumidores, com resultados até três vezes maiores do que um dia normal de vendas”, afirma.

Comportamento do consumidor

Bicalho observa que as promoções tendem a se distribuir de forma mais equilibrada ao longo de novembro. “Em 2024, detectamos um crescimento de vendas expressivo logo na primeira semana do mês, superior à taxa na semana da Black Friday (41% vs 10%)."

Para 2025, ele acredita que a tendência se consolidará. No entanto, o profissional observa que quando se tratam de categorias com custo médio mais alto, o consumidor prefere aguardar a Black Week.

Público feminino ganha relevância

Outro ponto do estudo é o crescimento da participação feminina no e-commerce. De acordo com Vanessa Martins, head de marketing da Neotrust, o público feminino aumentou sua representatividade em 1,1% em apenas um ano.

“Isso significa que as decisões sobre mix de produtos, a comunicação das campanhas de marketing e até mesmo a experiência do usuário no site devem ser cada vez mais pensadas para dialogar com as preferências e a jornada de compra da mulher brasileira”, avalia.

Em 2024, o faturamento da data foi de R$ 9,38 bilhões, crescimento de 10,7% frente a 2023. Foram 18,2 milhões de pedidos, alta de 14%, e tíquete médio de R$ 515,7, ligeiramente abaixo do resultado anterior. No mês de novembro, o comércio eletrônico movimentou R$ 36,7 bilhões, com 96,4 milhões de pedidos e aumento de 7,8% no faturamento total.

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