Grupo mexicano encerra joint venture com a Raízen, anunciado em setembro

A Femsa, grupo mexicano de varejo, divulgou, nesta segunda-feira (2), a conclusão da separação de sua joint venture com a Raízen S.A. no Brasil, o Grupo Nós. Com isso, a empresa assume integralmente as lojas Oxxo no Brasil, bem como o centro de distribuição localizado em Cajamar, São Paulo. A Raízen, por sua vez, retoma a gestão exclusiva das lojas Shell Select e Shell Café, que somam cerca de 1.300 unidades no país.

Em comunicado, o grupo comenta que essa reestruturação estratégica segue um processo amigável e planejado entre os acionistas, que decidiram trilhar caminhos independentes para fortalecer suas operações e estratégias competitivas.

Constantino Spas, CEO da divisão proximidade Américas da Femsa, comentou: “Agradecemos imensamente a colaboração com a Raízen, fundamental para consolidar a presença da Oxxo no Brasil. À medida que damos o próximo passo rumo à autonomia, continuamos totalmente comprometidos em fortalecer e expandir o Oxxo neste mercado vibrante. O Brasil permanece como um foco fundamental na estratégia de crescimento de longo prazo da Femsa.”

Rodrigo Patuzzo, diretor de serviços financeiros da Raízen, destacou que a parceria com a Femsa permitiu à empresa um melhor conhecimento da operação e o desenvolvimento de novos processos e tecnologias. A decisão de encerrar a joint venture está alinhada à estratégia da Raízen de simplificar seu portfólio e aumentar a agilidade na execução da Oferta Integrada Shell, gerando mais valor para seus parceiros.

Imagem do topo: Divulgação