Conjunto de regramentos impulsiona a expansão sustentável dos negócios e ancora o desenvolvimento de talentos na publicidade

A WMcCann está testando a ferramenta ‘Triple MMM’, prática de Marketing Mix Modeling (MMM), que realiza otimizações e análises preditivas de campanhas, permitindo identificar os fatores que mais contribuem para o sucesso de uma ação. Ela analisa canais, públicos e o tempo de veiculação, entre outras variáveis que impactam os resultados de ações.

Em parceria com o IPG, a agência investe em diretrizes globais e tecnologias de ponta, que ajudam a aperfeiçoar campanhas e aumentar a eficiência operacional. ‘Taxonomy’ e ‘Growth accelerator’ estão entre as principais. “Taxonomy é uma ferramenta que garante a precisão na categorização e estruturação de dados. Ao organizá-los de maneira eficaz, assegura que as campanhas sejam baseadas em informações confiáveis, o que aumenta a qualidade do planejamento e das execuções. Com dados mais precisos, a segmentação e a personalização das campanhas se tornam mais eficazes, resultando em maior impacto no público-alvo”, explica Carol Escorel, COO da WMcCann.

Carol Escorel, da WMcCann: inovações impactam nos resultados das campanhas

Já o ‘Growth accelerator’ funciona como um simulador multimeios, que integra dados de negócios e de mídia para criar um mix de meios otimizado. “Permite a visualização de diferentes cenários de alocação de mídia, maximizando o retorno sobre investimento (ROI) com base em dados reais e preditivos”, aponta Carol. Ao combinar diferentes fontes de dados, esse recurso determina a melhor combinação de canais de mídia, garantindo que as campanhas atinjam o público certo, no momento apropriado e com o melhor custo-benefício.

Processos que antes levavam dias, agora podem ser realizados em questão de horas. O ganho de agilidade reduz o tempo necessário para lançar e ajustar campanhas, liberando mais prazo para o planejamento estratégico e inovação. Ao automatizar processos, a equipe pode se concentrar em tarefas de maior valor agregado, como a produção de campanhas mais criativas.

Além de intensificar o lançamento das campanhas, esses recursos são continuamente aprimorados com base na coleta de resultados. Precisão, agilidade e eficácia são garantidos a cada entrega ao cliente. “Essas práticas ajudam a elevar o padrão da publicidade, trazendo inovações que impactam diretamente a qualidade dos resultados das campanhas”, conclui Carol.

Sustentabilidade
Por mais que a publicidade brasileira seja conhecida pela abundância de talentos natos, o mercado precisa de regramentos capazes de garantir o crescimento sustentável dos negócios, e que apoiem a potencialidade dos profissionais.

Leia a matéria completa na edição do propmark de 16 de setembro de 2024