Segunda edição do festival foi realizado pelo Sinapro-PE em Recife
Realizado no dia 4 de novembro, o Cria PE chegou à sua segunda edição para destacar os melhores trabalhos da publicidade pernambucana. Ao todo, foram entregues 101 Capivaras, os troféus do Cria PE, sendo 3 Grand Prix, 18 Ouros, 27 Pratas e 52 Bronzes, além da Capideia, reconhecimento para a melhor ideia do festival.
A Avesso foi eleita Agência do Ano, seguida por Ampla e Brenda; enquanto a Buzz Lab, de Caruaru, recebeu o título de Agência do Interior do Ano. Ricardinho Lira (Avesso) foi o Profissional de Criação do Ano, Bet dá Sorte, o Anunciante do Ano, e Audiola, o Fornecedor do Ano.
Com cerca de mil participantes no Recife Expo Center, o festival promovido pelo Sinapro-PE (Sindicato das Agências de Propaganda de Pernambuco) revelou os vencedores da premiação, que contou com 727 peças inscritas, vindas de 32 agências, um crescimento de 52% no número de trabalhos e 23% em agências participantes em relação ao ano anterior.
Os Grand Prix foram para ‘Mistério’, da Ampla para Richester, em Campanhas; ‘Treloso Chuchu’, da Ampla para Vitarella, em Digital; e ‘Sua felicidade é aqui, no Arruda’, da Avesso para Bet dá Sorte, em Técnica de Filme — este último também vencedor da Capideia.
“A indústria criativa pernambucana é uma das mais promissoras do Brasil. Temos talentos premiados não só no país, mas também em festivais internacionais, como o de Cannes”, destacou Lelê Carvalho, presidente do Sinapro-PE. “O Cria PE nasceu para celebrar esse movimento e mostrar a força da publicidade do estado para todo o Brasil. O crescimento do festival, seus números e resultados comprovam que estamos no caminho certo”, completou.
Após uma etapa de julgamento online, os vencedores do Cria PE 2025 foram definidos por um júri presencial presidido por Paulo André Bione, diretor da Miami Ad School no Brasil, que também assina a direção criativa do festival. O time contou ainda com cinco profissionais de destaque nacional: Eduardo Marques (CCO da VML São Paulo), Alessandra Pereira (diretora de criação da FCB/Mediabrands), Karan Novas (sócio e CCO da Tulom), Guilherme Caccicco (diretor de criação da Morya, Salvador) e Geisa Lopes (diretora de criação da Calia/Y2, Brasília).
Entre os 24 patrocinadores do festival estão Kallas, Globo, Eletromidia, Jovem Pan + Music FM, TV Guararapes e Sistema Jornal do Comércio de Comunicação/JCPM Malls, além do apoio institucional de Abap, Fenapro e Grupo de Mídia.