Usando a estética retrô, a ação busca conscientizar a população sobre os danos da pirataria na indústria cinematográfica

O Festival do Rio lançou uma campanha para combater a pirataria de filmes durante o RioMarket, com criação da agência 11:21 e apoio do Disque Denúncia. A ação utiliza uma linguagem gráfica que remete a cartazes de cinema de diferentes décadas e busca conscientizar o público sobre os impactos negativos da pirataria, com humor e leveza.

Os cartazes, espalhados pelo festival, serão exibidos em fachadas de cinemas, mídias digitais, OOH e redes sociais. As peças fazem comparações entre os "piratas" fictícios do cinema e os responsáveis por cópias ilegais, com mensagens como "Tem o pirata da perna de pau e o pirata da cara de pau" e "Se o filme tem pirata, me chama. Se a cópia é pirata, chama a polícia". Um dos cartazes alerta sobre os riscos das caixinhas IPTV, alertando que elas podem ser operadas por hackers e representar uma ameaça à segurança dos dados.

A ação também conscientiza sobre o impacto da pirataria para a economias da indústria cinematográfica, além disso, também alerta o mercado publicitário sobre o risco de financiar a pirataria por meio da mídia programática em sites ilegais.

Segundo Gustavo Bastos, CEO e CCO da agência, e criador da campanha em dupla com o diretor de arte Diego Crisóstomo, "A campanha segue a linha do humor com layouts lindos e impactantes para conquistar as pessoas e conscientizar de maneira leve, mas contundente".

Já o diretor de Arte Diego Crisostomo observa que "fomos muito felizes na linguagem gráfica com referências claras a vários tipos de cartazes e com um craft impecável".