Promovido pela Associação de Profissionais de Propaganda (APP), o evento reuniu mais de mil pessoas na ESPM e na Faculdade Belas Artes

Um festival feito para estudantes e com estudantes. Assim pode ser resumido o Fest’UP que, no último dia 14 de setembro, chegou à 34a edição com o tema "Conexões Criativas: Da Inspiração Ao Resultado". Promovido pela Associação de Profissionais de Propaganda (APP), o evento reuniu na Escola Superior de Propaganda e Marketing e na Faculdade Belas Artes, em São Paulo, cerca de 1,5 mil alunos vindos de 96 universidades e escolas. Além da oportunidade de assistir a 80 palestrantes, profissionais de alto reconhecimento em sua área de atuação, muitos desses alunos ainda tiveram oportunidade de trabalhar junto à organização, fazendo parte do staff da Fest’UP. A atividade, em algumas instituições de ensino, conta como atividade complementar ao currículo escolar.

Há muitos anos envolvida com o evento, antes como diretora e atualmente como vice-presidente de Educação e Desenvolvimento da associação, Renata Alcalde conta que a curadoria do evento começa a ser feita em abril, a partir de intenso diálogo com os estudantes. "É essencial entender o que o mercado precisa ensinar, mas sempre com foco na aplicabilidade desses temas para os alunos. O conteúdo precisa se conectar com o que eles consomem, caso contrário, fica difícil para assimilarem", comenta.

Como coordenadora do Arenas, núcleo de criatividade, negócios e produção de conteúdo da ESPM,  Renata trabalha junto a 110 alunos por semestre. Um verdadeiro focus group, como ela mesmo diz. “Ouço muito o que eles estão falando para poder adequar teoria e prática. Levanto as pautas, os movimentos de mercado e pergunto a eles quais marcas estão curtindo, quais assuntos fazem muito sentido estratégica e criativamente falando. Peço exemplos daquilo que estão consumindo para buscarmos as pessoas certas para palestrar. Muitas são pautas que a gente discute há muito tempo, porém, buscamos o olhar do estudante”, continua.

Integração entre diretores da APP, estudantes e palestrantes é o grande marco da 34a edição do Fest'UP (Fotos: Alê Oliveira)

Além das palestras, os alunos ainda puderam participar de várias atividades apoiadas por grandes marcas do mercado. Com as duas instituições localizadas na mesma rua, foi possível a criação de um espaço comum que se tornou área de alimentação e entretenimento entre uma palestra e outra.

Mão na massa - O envolvimento dos estudantes no Fest’UP não se limita às palestras. Algumas universidades trouxeram alunos para atuar como apoio ao evento, realizando tarefas como recepção de convidados, suporte nas salas e auditórios, criação de conteúdo para as mídias sociais, entre outras atividades. Foi o caso de 15 jovens da Unisanta, de Santos (SP), que subiram mais cedo a Serra do Mar para atuar como staff. Além deles, outros 80 colegas participaram do Fest’UP este ano.

Giovanna Capomaccio, coordenadora dos cursos de Publicidade, Propaganda e Design Gráfico na Unisanta, observa: "Eles adoram o Fest'UP, não só pela grandiosidade do evento, mas por passarem o dia ao lado de líderes do mercado, profissionais de grandes marcas e colegas de outras cidades. É uma troca de conhecimento e cultura que vai além da sala de aula."

Alunos do Unisanta se preparando para viagem a São Paulo

Debora Massarollo Otoboni, coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da Unimar, de Marília (SP), destaca a tradição dos alunos em participar do evento. "Todo ano trazemos nossos alunos para o Fest'UP. É uma chance incrível de ter contato direto com o mercado, aprender sobre tendências e participar de uma experiência cultural enriquecedora. Este ano trouxemos nossa maior delegação, com 70 alunos", celebra.

Regionalização - Vitória, Florianópolis, Vale do Paraíba e Campinas promoveram este ano edições locais do Fest’UP, reunindo alunos das universidades próximas e que nem sempre podem se deslocar a São Paulo. Embaixadora da APP desde 2022 em Santa Catarina, a estudante Viviane Miranda, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), encarou o Fest’UP em São Paulo como benchmark.Ela observou tudo atentamente para aplicar o modelo na próxima edição a ser realizada em Santa Catarina.

Silvio Soledade, presidente da APP 

Ela, assim como tantos outros embaixadores, sabe que o Fest'UP é muito mais do que um evento – é um laboratório vivo, onde cada detalhe conta para criar experiências marcantes, garantindo que o espírito de inovação e troca de conhecimento que marca o Fest'UP continue se expandindo sem barreiras.

Programa Embaixadores APP

A aproximação entre a APP e o meio acadêmico não se limita ao Fest'UP. Em 2022, a associação ampliou as fronteiras do Programa Acadêmico Embaixadores APP, com o objetivo de disseminar nacionalmente as atividades voltadas ao conhecimento prático do mercado no ambiente estudantil. Por meio de ações desenvolvidas por profissionais atuantes em diversas áreas da indústria criativa da comunicação, o programa apresenta aos estudantes as inúmeras oportunidades de atuação nesse setor inovador e em constante evolução.

Com abrangência nacional, o Programa Embaixadores APP é aprimorado a cada nova edição, conectando instituições de ensino com a APP para proporcionar as melhores experiências aos alunos. Atualmente, o programa conta com 49 participantes, sendo 41 estudantes e oito graduados que permanecem envolvidos em novos projetos. Esses Embaixadores atuam como pontes, levando os valores da APP para o ambiente acadêmico e perpetuando o propósito da associação.

"O programa oferece experiência acadêmica com um toque profissional, aproximando a APP dos estudantes e trazendo conteúdo relevante para sua formação, aplicável na futura jornada profissional", comenta Amadeu Nogueira, diretor da APP Brasil e coordenador do Programa, que, junto com a diretora Maria Teresa Arbulu, são os atuais gestores dessa iniciativa.

E o que acontece quando o estudante se forma? “Muitos querem continuar como voluntários na associação. Por isso, criamos oportunidades na diretoria para esses jovens profissionais, que assim também compreendem a importância e a dinâmica de uma entidade que luta pelo desenvolvimento do setor”, afirma Silvio Soledade, presidente da APP.