Segundo a plataforma, três tendências devem ditar os conteúdos publicados na rede no próximo ano
O TikTok lançou o seu relatório de tendências para 2023, intiitulado "What's New" e que tem como objetivo analisar como alguns sentimentos sociais e culturais estão mudando ao longo dos anos e como essa mudança influencia a maneira como os profissionais de marketing desenham as estratégias das marcas nas plataformas.
Segundo o relatório, três tendências devem ditar os conteúdos publicados na plataforma no próximo ano: entretenimento ativo, espaços de alegria e construção de ideais em comunidade.
Entretenimento Ativo
De acordo com a plataforma, a era do "click bait" acabou e os profissionais de marketing precisarão pensar em conteúdos que chamem a atenção e faça com que os consumidores confiem naquela marca.
"Capturar a atenção se resume ao valor de entretenimento de um vídeo. Anúncios no TikTok são considerados divertidos quando são engraçados e personalizados para os espectadores. Esses elementos criativos serão essenciais para impulsionar o sucesso na plataforma, pois o conteúdo que se concentra em um ponto de venda terá retornos decrescentes", aponta o relatório.
Em última análise, quando as marcas conseguem fazer anúncios bons, divertidos e envolventes, elas são capazes de melhorar a influência narrativa.
Abrindo espaço para alegria
Segundo o What's New, as pessoas reavaliaram suas relações com o trabalho, hobbies e relacionamentos, o que constatou uma exaustão por parte dos usuários, o que faz com que eles queiram criar um espaço real e significativo para si mesmos em 2023. Para o TikTok, muito disso virá da priorização alegria em todas as suas formas.
Humor é uma ótima maneira de fazer a comunidade TikTok se sentir mais feliz e vídeos humorísticos estimulam a conexão entre as pessoas e a narrativa de histórias. As tendências de áudio, em particular, permitem que as marcas engajem ainda mais com a comunidade.
De acordo com o TikTok, 92% das pessoas sentiram uma emoção positiva depois de assistirem a um vídeo e isso acabou resultando em uma ação fora da plataforma e, para a plataforma, uma boa oportunidade para os profissionais de marketing é oferecer à comunidade ideias que cabem em todos os bolsos. A pesquisa mostra, ainda, que 41% das pessoas no TikTok afirmam que "levantar o ânimo" é a chave para motivá-las a fazer uma compra.
"Globalmente, a alegria é um fator crescente nas decisões de compra. Ao criar conteúdo que os ajude a descobrir seus caminhos para a felicidade, as marcas podem se conectar melhor com o público e impulsionar o sucesso em 2023". destacou o What's New.
Construção de ideais em comunidade
As diversas tendências do TikTok facilitam e estimulam as conexões. Por exemplo, as pessoas costumam recorrer ao TikTok para encontrar respostas a perguntas e necessidades específicas, como conselhos sobre namoro e dicas para pais.
Entre as pessoas no TikTok que tomaram uma ação fora da plataforma (como resultado de conversão), 71% afirmam que o TikTok mostra exatamente o que elas estão procurando.
Para 2023, os profissionais de marketing devem se inclinar para a especificidade que torna as comunidades do TikTok especiais. E não devem ter medo na hora de segmentar as campanhas e identidades em camadas deixa o público com a sensação de mais compreendido e validado. Além disso, depois de entender esses grupos, as marcas conseguem amplificar as vozes que as definem e fomentar conversas honestas e autênticas com as quais as pessoas se preocupam.