A penetração midiática dos notáveis das redes sociais é a base do novo negócio de Paulo Leal, que planeja consolidá-los como veículos de mídia

Ainda sócio da inglesa Samyroad, mas sem função executiva, Paulo Leal está apresentando às agências sua nova empresa, a FluenceMedia. A ideia é oferecer influencers como canais de mídia. Nas suas palavras, não é uma empresa de agenciamento, mas uma startup para estabelecer conexão das marcas, produtos e serviços com seus consumidores.

Leal fala que esses notáveis da era digital precisam ser tratados como veículos. E com inteligência para garantir retorno aos investimentos.

Para Leal, chegou a hora da segmentação total no mercado de influência, assim como eram revistas de arquitetura, moda, automobilismo, curiosidades, interesse geral e saúde, por exemplo. Assim sendo, o influencer vai oferecer os cinco pontos essenciais em um plano de mídia:  cobertura; alcance; taxa de engajamento/interações; custo por mil; e impactos.

Paulo Leal comanda a FluenceMedia, já com dois projetos (Fotos: Divulgação)

A estrutura da FluenceMedia já conta com Aline Felix, ex-gerente de conteúdo da Publicis Brasil, que vai atuar como head de planejamento; Gabriel Canela, ex-NET e Samyroad, que chega para gerenciar BI e pesquisa de mercado; e Claudia Amaral, ex-Caras, será a gerente-comercial.

Leal enfatiza que a utilização de influencers como canal de mídia corrige uma dicotomia.

“Não existe marketing de influência. O que há é o influencer que possibilita às marcas interagirem com públicos específicos. O marketing é a estratégia que está por trás de um plano de ação. Temos influencers com grande audiência que servem para conversar com vários públicos, como a TV faz. Usamos as métricas da TV para dar consistência aos nossos planos. Mas a especificidade exige um olhar segmentado do poder de cada influencer. A FluenceMedia nasce com 160 milhões de brasileiros seguidores de um casting próprio, com 30 influenciadores, além de meio de milhão de influencers cadastrados na sua plataforma”, detalha Leal.

Ex-Caras, Claudia Amaral será a gerente-comercial

Entre os influencers exclusivos da FluenceMedia estão Julio Cocielo, Chris Pitanguy, Erika Reis, Luciana Jimenes, Maurício Meireles, João Kleber e Carla Prata. “Os influenciadores têm seus territórios. Mas alguns deles conseguem ampliar penetração em mais de um segmento. A Chris Pitanguy tem mais de 400 mil seguidores no Instagram com interesse em luxo. Mas ela extrapola isso. O Gil do Vigor está associado à pauta LGBTQIA+, mas também é um influencer para educação financeira. Mas há algo que o influencer é imbatível: além de gerar conteúdo no seu contexto, ele faz o link para os canais de vendas. Algo que a TV tentou, mas não conseguiu. Essa é uma fortaleza que os anunciantes não abrem mão”, prossegue Leal.

A conexão da campanha com o canal de venda motivou a FluenceMedia a trazer uma novidade no seu portfólio de produtos. Leal está estruturando um marketplace voltado para o público LGBTQIA+. A ideia, como o Mercado Livre faz, é expor produtos adequados à linguagem do segmento. “Além do que é específico, os consumidores vão poder comprar coisas associadas ao bom gosto desse público. Na moda, na decoração e no turismo. Com embaixadores certos, as marcas vão poder se beneficiar nesse funil de influencers, que têm granulidade e atitude”.

Aline Felix, que atuou na Publicis Brasil, vai ser a planner

O mercado possui mais de 1 milhão de influencers. E eles garantem aos anunciantes, nas palavras de Leal, o investimento de acordo com a verba disponibilizada. “Nos grandes veículos isso é quase impossível. Mas com o influencer, ficou mais fácil ser anunciante. As possibilidades são infinitas. E cabem no bolso”, destaca Leal.

A FluenceMedia já está com dois projetos em andamento. Um relacionado ao verão, que pode envolver os segmentos de moda, bebidas, gastronomia e turismo. Também está sendo estruturada uma ação para o Festival de Cinema de Cannes no próximo mês de maio. A ideia é levar influencers para fazer a cobertura do evento e tudo que está no entorno das cidades da Riviera Francesa. “Teremos um stand no Eden Rock para ouvir as estrelas”, finaliza Leal.