Agências fora do eixo Rio-SP se destacam ao aliar repertório com cultura local e escuta ativa para conectar marcas a diferentes realidades
Falar com o Brasil exige mais do que dominar a língua portuguesa. Requer escuta ativa, repertório cultural e sensibilidade para entender os múltiplos ‘Brasis’ que existem dentro de um só país. Em um cenário em que a comunicação se torna cada vez mais personalizada e o consumidor exige autenticidade, cresce a valorização da criatividade regional – aquela que nasce com referências, ritmos, expressões e contextos que fazem parte do cotidiano de cada território.
Se antes a publicidade parecia centralizada no eixo Rio-São Paulo, hoje são muitas as agências fora dos grandes centros que vêm ganhando espaço, reconhecimento e protagonismo ao desenvolver campanhas conectadas com diferentes realidades. Pensando neste movimento, o propmark conversou com profissionais que discutem como agências com atuação regional têm se destacado ao aliar identidade local e apelo nacional, driblando orçamentos limitados com criatividade estratégica, e provando que o Brasil publicitário é muito mais amplo do que aparenta.
Alma regional
A Propeg é um exemplo do equilíbrio entre o nacional e o regional na publicidade brasileira. Fundada na Bahia, em 1965, a agência mantém sedes em Salvador, Recife, Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, atendendo contas como Caixa, Petrobras e Neoenergia. Emerson Braga, CCO da Propeg, resume essa identidade: “Somos uma agência de alma nacional e coração regional”.
Segundo ele, esse posicionamento permite que as campanhas ganhem vida com um olhar híbrido e sensível às particularidades do país. “Campanhas nacionais são desdobradas com força regional, enquanto campanhas locais são desenhadas para serem relevantes e impactantes no contexto específico. Assim, conseguimos oferecer aos nossos clientes o melhor dos dois mundos – a força de uma agência nacional aliada à sensibilidade e ao conhecimento regional”, explica.

Na mesma sintonia, a Ampla, com sede no Recife, define-se como uma agência de “DNA nordestino e alma brasileira”. Para Queiroz Filho, CEO da agência, o equilíbrio entre visões e desafios distintos é o que fortalece o trabalho. “Conseguimos atuar tanto no fortalecimento de marcas locais quanto na conexão de empresas nacionais com os mercados regionais.”
Também do Recife, a Match tem uma atuação fortemente conectada ao Nordeste, atendendo clientes como a construtora Moura Dubeux, presente em sete estados da região. Para Carlos Renato Rocha, sócio da agência, o fator regional não limita – amplia.
Com sede em São Paulo e atuação nacional, a LVL também tem percebido o crescimento da demanda por estratégias com foco regional. “Atendemos majoritariamente clientes de alcance nacional, mas temos acompanhado de perto o avanço do marketing regional”, diz Bruno Luiz, diretor-executivo de negócios. “É uma tendência relevante e estratégica que buscamos não apenas acompanhar, mas liderar – com soluções criativas e eficazes para diferentes realidades locais.”
A V3A, por sua vez, aposta na versatilidade para atender tanto grandes marcas com abrangência nacional quanto projetos com forte caráter regional. “Nosso diferencial está justamente em saber adaptar cada estratégia ao contexto sociocultural de quem está do outro lado — seja esse público de uma grande capital ou de uma comunidade local”, afirma Alexandre Moreira, diretor de negócios da agência.
Leia a matéria na íntegra na edição do propmark de 28 de abril de 2025