Vencedora do GP em Business Transformation com case da Publicis Conseil Paris para a seguradora Axa em 2025, França soma 1603 troféus desde 1954
A 73ª edição do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, que será realizada no sul da França entre os dias 22 e 26 de junho de 2026, vai homenagear a França como País Criativo do Ano. O Brasil foi o primeiro país a receber o prêmio, lançado pela primeira vez na história do festival no ano passado.
Da propaganda à moda, cultura e tecnologia, a homenagem reconhece o longo histórico de criatividade da França. A organização do festival lembra movimentos artísticos que ajudaram a moldar o design moderno de marcas de luxo, definindo os padrões de sofisticação globais, e demonstrando consistência no uso da criatividade como filosofia na sociedade francesa.
"A França é um país com produção criativa excepcional. O seu rico legado criativo e sua performance notável no Cannes Lions reflete uma nação que entende criatividade como estratégia capaz de guiar os negócios. Desde 2020, o governo francês investiu €10 bilhões para financiar mais de 20 mil empresas criativas, e a sua indústria cultural e criativa gerou receitas anuais de €92 bilhões. No palco global do Cannes Lions, a França está posicionada entre os dez países com o melhor desempenho, e ocupou a quarta colocação no último ano. Cannes é a casa do festival desde 1984, e o espírito dessa cultura tão especial e criativa se mistura à trajetória do evento”, declara Simon Cook, CEO do Lions.

O festival preparou uma programação especial com exposições, ativações, eventos, celebrações e palestras dedicadas à França. "Esse reconhecimento traz um significado único, apertando os laços entre o Cannes Lions e a França, não somente pelo histórico com Cannes, mas pelo ecossistema criativo que ajudou a projetar ao longo de décadas. O DNA de criatividade da França está também no coração da ‘França 2030’, o maior plano de investimento nacional desenhado para ajudar a França a cobrir a lacuna industrial e posicionar o país na dianteira da produção criativa, cultural e tecnológica. Ser nomeado País Criativo do Ano é um testemunho da dedicação inabalável da França em fazer da criatividade um catalisador de progresso", comenta David Lisnard, prefeito de Cannes.
A França conquistou o seu primeiro Leão em 1954, para a marca Camay Soap. A estreia entre ganhadores de Grand Prix veio um ano depois, com trabalho para Vins du Postillon. Até o momento, a França soma 1603 troféus e 39 GPs.
Em 2025, a campanha ‘Three words’, da Publicis Conseil Paris para a seguradora francesa Axa, conquistou GP na categoria Business Transformation Lions. A ação passou a incluir as palavras “e violência doméstica” em suas apólices residenciais, garantindo a realocação de vítimas de agressões. A peça exemplifica projetos que incorporam questões sociais ao core de produtos e serviços. A estratégia utiliza a criatividade para trazer soluções concretas para problemas reais. A seguradora francesa ficou em primeiro lugar após conquistar um total de 13 prêmios.
Mais de 250 profissionais da França participaram de júris do Cannes Lions ao longo dos anos, e 18 atuaram como presidentes.
Em 2024, a França ganhou destaque com 'WoMen’s Football', da Macel Paris para Orange, que levou Grand Prix na categoria Entertainment for Sport e Film; três Ouros nas competições de Entertainment, PR e Social & Influencer; duas Pratas em Entertainment e Social & Influencer; e três Bronzes em Film, PR e Social & Influencer.