IBTD nasce como braço técnico do Legislativo e busca aproximar Congresso e mercado
A Frente Parlamentar Mista de Telecomunicações e Soluções Digitais anunciou a criação do Instituto Brasileiro de Telecomunicações e Soluções Digitais (IBTD), entidade que terá como foco oferecer subsídios técnicos ao Legislativo e ampliar o diálogo com o mercado na formulação de políticas para o setor de tecnologia e telecomunicações.
Criada em dezembro de 2025, a Frente Parlamentar é liderada pelo deputado federal Juscelino Filho (União/MA) e reúne mais de 200 parlamentares. Também integram a coordenação os senadores Eduardo Gomes (PL/TO) e Efraim Filho (União/PB), além dos deputados Luisa Canziani (PSD/PR) e Vitor Lippi (PSDB/SP).

A criação do instituto ocorre em um momento de intensificação da agenda legislativa do setor. No último ano, mais de 40 proposições relacionadas a tecnologia e telecomunicações passaram a tramitar no Congresso Nacional, abordando temas como inteligência artificial, proteção de dados, cibersegurança e expansão da infraestrutura de conectividade.
“Este é um dos setores indispensáveis para a economia nacional e a competitividade do país como um todo. Assim, é muito importante que os diversos tipos de empresas que o compõem participem ativamente do IBTD”, afirma Juscelino Filho.
O IBTD atuará como braço técnico da Frente Parlamentar e será estruturado em sete comitês temáticos, voltados a áreas como infraestrutura de redes, regulação, inovação, inclusão digital, cibersegurança e sustentabilidade. A presidência executiva ficará a cargo de André Martins.